Cotidiano

Congresso fortalece educação ambiental

O congresso reuniu 60 conferencistas e mais de quatro mil participantes, que desenvolveram 80 atividades

A proposta de elaboração de uma legislação específica para as políticas de educação ambiental que envolva os ministérios do meio ambiente e da educação nos países ibero-americanos está entre as principais conclusões do 5º Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental, encerrado no dia 8 último em Joinville, Santa Catarina. Teve aprovação, também, o projeto que inclui com urgência a disciplina educação ambiental tanto no magistério quanto nas licenciaturas.


O congresso reuniu 60 conferencistas e mais de quatro mil participantes, que desenvolveram 80 atividades. A partir das conferências, oficinas, minicursos e grupos de trabalho, foram elaboradas cartas, declarações e moções que fortalecem a educação ambiental na América Latina, Europa e África.


Para a coordenadora-geral de educação ambiental do Ministério da Educação, Rachel Trajber, o congresso tem muitos resultados a apresentar. Além de promover a integração entre o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, proporcionou o aprofundamento da temática com representantes de mais de 22 países.


Na plenária final, ficou decidido que a Argentina sediará, em dois anos, o próximo encontro. Foi também apresentada a proposta de realização do 2º Simpósio de Educação Ambiental dos Países Lusófonos na Galícia, Espanha.


Revisão — Os congressistas reafirmaram os princípios do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e declararam apoio ao processo internacional de revisão e difusão do documento. Além disso, sugeriram que o tratado inspire organismos internacionais e governos.


A plenária final apontou ainda a necessidade do fortalecimento de estruturas populares de comunicação socioambiental, como o canal Ea.Net, lançado durante o congresso, e o estímulo à troca de experiências em gestão do meio ambiente nos segmentos empresarial e governamental. O ensino a distância, não contemplado nas temáticas dos congressos, deve ser inserido nas próximas edições.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Acidente deixa trânsito lento na BR-230, na Grande João Pessoa

2

Cotidiano

Tarifa de ônibus em João Pessoa passa a ser de R$ 5,20 para ônibus convencional; ‘geladinho’ vai a R$ 5,80

3

Cotidiano

Preços de material escolar variam até 988,89% em Campina Grande, aponta pesquisa do Procon

4

Cotidiano

Derramamento de óleo causa transtornos na avenida Epitácio Pessoa

5

Cotidiano

Pane em veículo deixa trânsito engarrafado em João Pessoa