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FNDE realiza segundo encontro do Fundescola

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A partir desta segunda e até quinta-feira, 13, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) – gestor do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola) – e o Banco Mundial (Bird) reúnem no Hotel Phenícia, em Brasília, os coordenadores e supervisores das coordenações estaduais executivas (Coeps) do Fundescola.

A exemplo do primeiro encontro, em março do ano passado, em Manaus (AM), o evento prevê a elaboração de um balanço do que foi executado no exercício anterior e a apresentação de diretrizes para 2006. “Temos R$ 20 milhões para investir em construção de escolas no Nordeste, sendo metade para escolas indígenas e metade para escolas urbanas”, diz Leopoldo Alves Jorge, titular da Diretoria de Programas Especiais do FNDE.

A partir de agora, as propostas do Fundescola são consolidar o Projeto de Adequação do Prédio Escolar (Pape); avaliar a escola indígena; apresentar uma metodologia para a Escola de Gestores; implantar um projeto-piloto, chamado Projeto de Ciência; e concluir o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), que está em processo inicial.

Transferência direta – Segundo Leopoldo Jorge, desde que o Fundescola passou a ser gerido pelo FNDE, houve um salto de qualidade em sua execução, com a adoção de sistemática utilizada no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Atualmente, os projetos de Melhoria da Escola (PME) e de Adequação do Prédio Escolar (Pape) utilizam a transferência direta de recursos, metodologia usada no PDDE.

“Hoje, o nosso forte é disseminar o que se tem na carteira e abrir financiamentos para novos projetos”, disse, ao solicitar aos coordenadores e supervisores das Coeps demandas e sugestões que possam ser incorporadas ao programa. Este apelo foi reforçado pelo presidente do FNDE, Daniel Balaban, ao comentar que os avanços e a dinâmica dos programas da autarquia são frutos dos encontros com os técnicos que vivem a realidade em suas regiões. O Fundescola cobre 2.704 municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Fonte: MEC

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