Saúde

Reunião mundial de medicina integral tem participação do Ministério da

None

Especialistas em terapias alternativas e saúde pública de todo o mundo estarão reunidos na Cidade do México, de 8 até a próxima quarta-feira, dia 12, durante a Primeira Reunião Mundial de Saúde e Medicina Integral e o XVII Congresso Internacional de Medicina Tradicional. O encontro, promovido no Centro de Convenciones Banamex, contará com a participação de representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde do Brasil, que apresentarão à comunidade científica internacional a “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Pesquisadores, gestores públicos, médicos, profissionais de saúde e autoridades em terapias alternativas pretendem fortalecer a cooperação internacional e o intercâmbio de conhecimentos com o objetivo de compreender e otimizar os distintos enfoques sobre a chamada medicina não-convencional, prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Durante o encontro, temas multidisciplinares de saúde serão analisados sob o ponto de vista de que “medicina só existe uma” quando também consideradas as diversas manifestações ancestrais e contemporâneas e a globalização dessas práticas.

Representantes da indústria farmacêutica alopática e de produtos botânicos também foram convidados para a reunião. Eles serão estimulados a investir na pesquisa científica e tecnológica para o uso de metodologias complementares à produção convencional. Centros de ensino superior serão incentivados a aliar alternativas terapêuticas ao estudo de disciplinas tradicionais na Medicina e em outros cursos na área da saúde.

A Primeira Reunião Mundial de Saúde e Medicina Integral (Primera Cumbre Mundial de Salud y Medicina Integral) também pretende sensibilizar os ministérios participantes a analisarem atentamente as iniciativas que visem ao desenvolvimento de políticas, métodos, ações e serviços alternativos de saúde à população.

No Brasil, a “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS” já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e, após amplo diálogo com a comunidade médica e científica, será publicada como portaria do ministro da Saúde, Agenor Álvares.

A política trará diretrizes, ações e responsabilidades dos gestores federais, estaduais e municipais na implementação de novas terapias e serviços como também a adequação dos programas já implantados em âmbito estadual.

Uma das medidas inseridas na “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS)” é a “Proposta para Plantas Medicinais e Fitoterapia”, cujo objetivo é ampliar as opções terapêuticas aos usuários do SUS com garantia de acesso a plantas medicinais, medicamentos fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia, sempre voltada à segurança, eficácia, qualidade e integralidade da atenção à saúde de todos os brasileiros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento utiliza-se de práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde. Deste universo, 85% utiliza plantas ou preparados. Nesse sentido, a OMS recomenda a difusão mundial dos conhecimentos necessários ao uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.

Em sua estratégia global sobre a medicina tradicional e a medicina complementar e alternativa para os anos de 2002 a 2005, a OMS ainda reforça o compromisso de estimular o desenvolvimento de políticas públicas com o objetivo de inseri-las no sistema oficial de saúde dos seus 191 estados-membros. E o Brasil, com sua diversidade genética vegetal estimada em 55 mil espécies catalogadas, possui ampla tradição de uso das plantas medicinais vinculado ao conhecimento popular e transmitido por gerações, além de tecnologia para validar cientificamente este conhecimento.

A programação completa do encontro pode ser obtida pelo site: http://www.cumbremundialdesaludymedicinaintegral.com.mx

Mais informações

Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde

Tel.: (61) 3224-3860/3315-3580

Fax: (61) 3225-7338

Plantão: (61) 9962-3752

E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Separações entre pessoas com mais de 50 anos estão aumentando

2

Saúde

Baixo peso não é garantia de saúde: entenda como a pressão em torno do emagrecimento afeta o corpo e mente

3

Saúde

Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui em Pernambuco; caso é o primeiro confirmado no estado em oito anos

4

Saúde

João Pessoa deverá ter concurso com até 2 mil vagas na área da saúde ainda em 2025, anuncia secretário

5

Saúde

Número de casos de dengue duplica em um ano e Paraíba registra mais de 14 mil casos em 2024