Comerciantes de peixes de três mercados públicos da capital pernambucana – São José, Afogados e Encruzilhada – estão sendo beneficiados com novos equipamentos de trabalho. São 75 comerciantes, que irão passar por um processo de capacitação, coordenado por equipes da Vigilância Sanitária.
As ações, que integram o projeto Peixe nos Mercados, são resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca com a prefeitura do Recife, com previsão de investimentos de R$ 400 mil.
Durante a solenidade de lançamento, no Mercado São José, o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, afirmou que a iniciativa faz parte de uma estratégia de desenvolvimento da cadeia produtiva.
“Queremos investir em captura, beneficiamento e comercialização, com a intenção de aumentar o consumo de pescado no Brasil, que hoje é de 6,8 quilos por habitante ao ano, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda 12 quilos por habitante ano. Temos condições para isso, já que o país possui o maior volume de recursos hídricos do mundo”.
Os comerciantes receberam doação de congeladores, serras elétricas, balanças mecânicas, tábuas de corte e caixas térmicas, com capacidade de armazenar até 15 litros. O projeto também incluiu reparos na infra-estrutura física dos boxes.
De acordo com Sílvio Rocha, técnico de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a idéia é melhorar a apresentação, higiene e manipulação do pescado, garantindo que a comercialização das mercadorias se enquadre nas exigências da atual política de segurança alimentar e nas normas da Vigilância Sanitária.
Fonte: Agência Brasil
Parceria garante novos equipamentos para comerciantes de pescado em Re
None
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde