Mundo

EUA não confirmam que Irã enriqueceu urânio

None

Os Estados Unidos disseram na terça-feira que não foi possível confirmar a afirmação iraniana de que o país enriqueceu urânio em um nível que permite seu uso em usinas nucleares.

“A esta altura, não posso confirmar qualquer detalhe técnico. Muita coisa entra em uma avaliação técnica sobre se o Irã teria capacidade de operar uma cascata de centrífugas, sejam pequenas ou grandes. Não posso oferecer uma avaliação a vocês sobre onde eles estão nesse processo”, disse Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado, a jornalistas.

O Irã anunciou ter conseguido enriquecer urânio em um nível usado em usinas, o que aumentou a tensão no seu confronto com o Ocidente, que acusa a República Islâmica de desenvolver armas atômicas. O Irã diz que seu programa nuclear é voltado exclusivamente para a geração de energia com fins civis.

Antes, a Casa Branca alertou que o novo avanço nuclear declarado pelo Irã pode acelerar as tensões internacionais sobre o país, mas especialistas disseram que grande parte depende de essas afirmações se confirmarem e de China e Rússia verem nisso a mesma ameaça que Washington vê.


Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Paraibano que estava desaparecido na Europa é encontrado preso suspeito de tráfico de drogas

2

Mundo

Terremoto de magnitude 6,9 atinge o Japão, e governo emite alerta por tsunami

3

Mundo

Após exigência do STF, Defesa de Bolsonaro diz que apresentará convite para posse de Trump

4

Mundo

Guerra da Ucrânia pode chegar ao fim em 2025

5

Mundo

Itamaraty condena perseguição a opositores de Nicolas Maduro