A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com o voto secreto nas votações da Câmara dos Deputados deve ser colocado em votação até o final de maio. Foi essa a promessa feita pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP) para os quatro integrantes –Chico Alencar (PSOL-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG), César Schirmer (PMDB-RS) e Benedito de Lira (PP-AL)– do Conselho de Ética que entregaram hoje uma carta de renúncia.
A renúncia coletiva, que atingiu ao todo seis integrantes do Conselho de Ética, foi um protesto contra a série de absolvições feitas pelo plenário da Câmara aos deputados envolvidos no esquema do “valerioduto”. Do total de envolvidos, oito tiveram o pedido de cassação do Conselho de Ética rejeitado pelo plenário, onde o voto é secreto.
Para os quatro ex-integrantes do Conselho, Aldo disse que não vai esperar um consenso dos líderes partidários para colocar o projeto em votação. “Ele disse que os líderes já tiveram tempo mais do que suficiente para discutir esse assunto”, disse Chico Alencar.
Segundo ele, o projeto que será colocado em votação acaba com o voto secreto em todas as votações –e não somente nos processos de cassação. O projeto já foi aprovado em todas as comissões da Câmara e está pronto para ser votado no plenário. Apesar de publicamente todos defenderem o fim do voto secreto, nos bastidores os deputados ainda se mostram relutantes em aprovar o projeto que coloca fim à prática.
Fonte: Folha Online
Projeto que acaba com voto secreto deve ser votado até final de maio
A PEC que acaba com o voto secreto nas votações da Câmara dos Deputados deve ser colocado em votação até o final de maio
Política
Política
Política
Política
Política