Política

Santiago vence a guerra pela Liderança do PMDB na Câmara Federal

Já na condição de líder do PMDB, o deputado Wilson Santiago foi à tribuna esclarecer os últimos acontecimentos, que segundo ele, não foram levados a conheciment

O deputado Wilson Santiago é o novo líder do PMDB. O anúncio foi feito nesta terça-feira, no Plenário, pelo primeiro-secretário da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PL-CE).

Já na condição de líder do PMDB, o deputado Wilson Santiago foi à tribuna esclarecer os últimos acontecimentos, que segundo ele, não foram levados a conhecimento público. Santiago lamentou o fato de alguns peemedebistas, entre eles, o deputado Waldemir Moka, criticarem “a famosa lista de assinaturas”, meio utilizado para conduzir o parlamentar ao cargo de Líder do partido. “Lamento infelizmente o esquecimento rápido de quem ocupou a Liderança do PMDB. Meu companheiro Moka esqueceu que chegou à Liderança através de uma lista. É porque isso é regimental”, desabafou. E acrescentou: “Se fizermos 30 eleições, mesmo assim, é necessário que a maioria da bancada assine uma lista de apoio conduzindo o líder. Não é prerrogativa do PMDB, é exigência do regimento da Câmara. Não é prioridade minha e de nenhum outro líder”.

Santiago lembrou ainda que desde a primeira vez que assumiu a Liderança tem tentado unir a bancada. “Procurei aglutinar o maior número de deputados do partido. Tentei unificar a bancada mesmo sabendo das particularidades do PMDB. Indiquei todos os membros para o orçamento e para as comissões desta casa, entendendo que aqui não são membros da situação ou da oposição. São todos PMDB”.

Quanto ao questionamento do deputado Waldemir Moka de que ele teria recebido a maioria dos votos na eleição realizada na última quarta-feira, Santiago explicou: “O candidato que tanto exigiu a eleição (referindo-se a Moka), teve 35 votos dos 83 deputados do PMDB. Não partimos para o ataque ou para o deboche, nem deixamos de reconhecer, mas o deputado Moka não obteve a maioria da bancada. Ele precisava de 42 votos a seu favor”.

Mesmo diante de tanta turbulência, o deputado Wilson Santiago disse que vai continuar à frente da Liderança, contemplando todos os peemedebistas sem nenhuma discriminação e que “na história do PMDB, desde a redemocratização, o partido sempre trabalhou e vai continuar trabalhando na mesma linha: em defesa do povo brasileiro”.


Redação ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

João Azevêdo reúne base em almoço e soma presença de 146 prefeitos, 23 deputados estaduais e 5 federais

2

Política

Luiz Couto usou R$ 532 mil da cota parlamentar em 2024 e foi o deputado da Paraíba que mais gastou, aponta levantamento

3

Política

Vitor Hugo anuncia adesão do Avante à base do governador João Azevêdo

4

Política

Sem Marçal, Bolsonaro supera Lula na disputa em 2026, diz Paraná Pesquisas

5

Política

Tibério Limeira assegura união da base de João Azevêdo e descarta saída de deputados