O São Paulo venceu o Cienciano por 2 a 0, nesta quarta-feira, em Cuzco, e garantiu classificação para as oitavas-de-final da Copa Libertadores. O time paulista continua na segunda posição do Grupo 1, mas como abriu quatro em relação ao Caracas, que ficou no 0 a 0 com o Chivas, não pode ser mais alcançado pelos venezuelanos.
Na última rodada da primeira fase, no dia 20 deste mês, o São Paulo recebe o Caracas ainda com esperança de terminar na primeira posição. Para isso, precisa vencer o time venezuelano e torcer por um empate do Chivas, líder do grupo, com o Cienciano, no México.
O jogo começou lento, como se os dois times entivessem sem fôlego, atordoados pelos efeitos do ar rarefeito dos 3.400m da cidade de Cuzco. As equipes pouco criaram e concentraram seu jogo no meio-de-campo.
Na primeira chance clara de gol da partida, nem a falta de ar parou Aloísio, que aproveitou-se da falha do zagueiro Lugo, que cabeceou fraco na tentativa de recuar a bola para Ibãnez, e bateu forte, frente-a-frente com o goleiro, e abriu o placar.
Mesmo com a necessidade da vitória para continuar com chances de classificação na Libertadores, o Cienciano não pressionou o time tricolor. O time peruano, talvez precisando dos balões de oxigênio que o São Paulo levou ao estádio, deu apenas um chute ao gol de Rogério Ceni, e mesmo assim longe da meta.
No final do primeiro tempo, em uma jogada em que o São Paulo manteve a posse de bola por 14 segundos, com nove passes, sendo seis de primeira, Mineiro ampliou, aos 42min.
Na etapa final, o treinador do Cienciano, Julio Uribe, tirou um defensor (Araújo) e pôs Salas, com características mais ofensivas. Mesmo com a alteração, o time peruano pouco atacou.
O São Paulo, sentindo claramente o cansaço e sem modificações feitas por Muricy Ramalho até os 32min, quando Ramalho entrou no lugar de Josué, aproveitou a lentidão do Cienciano e apenas tocou a bola.
Aos 27min, o peruano Ferrari foi expulso e facilitou ainda mais o trabalho do São Paulo.
A melhor chance de gol da segunda etapa foi do São Paulo. Aos 28min, quando Aloísio fez boa jogada na área e rolou para Danilo, que bateu fraco, Ibáñez defendeu e no rebote a zaga peruana dividiu com o meia são-paulino.
O Cienciano tentou pressionar no final da partida, mas não conseguiu converter sua maior posse de bola em gols.
Redação Terra
São Paulo bate Cienciano e garante clasificação
Com gols de Aloísio e Mineiro, time do Morumbi se recupera e vai às oitavas-de-final do torneio
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte