Ensinar a preservar o meio ambiente quando se está em uma cidade cinza, onde as crianças conhecem apenas os parques eletrônicos dos shoppings centers, não é uma tarefa fácil. Para tentar contornar esse problema o Instituto 5 Elementos, em parceria com o Parque Villa-Lobos, de São Paulo, e o Instituto Unibanco, inauguram no dia 18 de abril o Projeto Aula no Parque.
O programa tem como objetivo levar o conceito de preservação do meio ambiente para crianças com idade entre 7 e 15 anos. “É essencial que a criança saiba a importância de haver ambientes que permitem um maior contato com a natureza”, afirma Mônica Borba, coordenadora do programa. Para ela, essa é uma forma de refletir sobre qualidade de vida desde a infância, especialmente em uma cidade como São Paulo.
As oficinas serão ministradas por profissionais do Instituto 5 Elementos, com o apoio de um grupo de voluntários, que já está recebendo capacitação. “O projeto está aberto aos voluntários, que devem realizar um cadastro e propor novas formas de trabalhar as questões ambientais com as crianças”, conta.
Além do espaço verde que o parque já disponibilizava, foram construídos: um borboletário, um canteiro de mudas, árvores, uma composteira, plantação de uvas, estufa e um espaço que reúne biblioteca, videoteca e uma brinquedoteca. Os espaços serão usados durante as aulas no dias úteis e, nos finais de semana, estarão abertos ao público do parque.
O projeto distribuiu cartazes em 350 escolas da região onde o parque está localizado, mas qualquer escola pode participar, basta fazer sua inscrição pelo telefone. “Acreditamos que os professores terão, futuramente, o CEA Villa-Lobos como referência de espaço para o ensino de ciências e educação ambiental”, acredita.
Os interessados em agendar as oficinas para sua escola, ou em prestar serviço voluntário, devem entrar em contato com Mônica pelo telefone: (0xx11) 3021-6841 ou e-mail: [email protected]
Fonte: Aprendiz
Parque é transformado em escola a céu aberto
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano