Saúde

Lifesa produz medicamentos para o Ministério da Saúde

None



Em 2005 o Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba – (Lifesa) deu continuidade ao seu plano organizacional / gerencial objetivando a auto-sustentação e o cumprimento das exigências regulatórias para sua sobrevivência como indústria farmacêutica. Várias atividades foram desenvolvidas neste sentido.

A produção de medicamentos para o Ministério da Saúde em cumprimento a convênios totalizando 124.319.000 de comprimidos do antidiabético glibenclamida e do antihipertensivo propranolol entregues em todos os municípios dos 9 Estados do Nordeste.

O Lifesa também produziu medicamentos para venda direta ou convênios com municípios que têm comprado no laboratório, saindo dos 3 municípios paraibanos que eram compradores dos produtos Lifesa em 2002 para 75 municípios até o final de 2005.

De acordo com o diretor presidente do Lifesa, Rui Macedo, destaca-se ainda a implantação de uma segunda linha de produção de comprimidos com vistas ao aumento da capacidade de produtiva do órgão. A instalação dos equipamentos novos e modernos para ampliação da capacidade produtiva do Lifesa, possibilitou um aumento de 100.000 comprimidos por dia para 4.800.000 comprimidos por dia.

Diretor presidente do Lifesa destaca outros avanços do órgão em 2005

O Lifesa recebeu o Certificado Top of Mind Brasil de Consagração Pública Brasileira na Categoria Fabricação de Medicamentos para Uso Humano, Ano de Pesquisa – 2005, Validade 2005/2006.

Uma outra ação desenvolvida pelo Lifesa em 2005 foi a ampliação da quantidade de pessoas prestadoras de serviços temporários, necessárias ao atendimento da produção de medicamentos e distribuição, para os convênios com o Ministério da Saúde

O Lifesa, em 2005, providenciou a melhoria da infra-estrutura da planta industrial para sua adequação às exigências das Boas Práticas de Fabricação e Controle de Qualidade, segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Onze municípios ganharão Farmácias Populares Lifesa

O Lifesa promoveu no ano passado reunião com os prefeitos dos 11 Municípios paraibanos com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no item Longevidade, visando a implantação das Farmácias Populares LIFESA com o objetivo da distribuição gratuita e na hora certa de 15 tipos de medicamentos da Farmácia Básica.

Um convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) garantiu o treinamento, no Lifesa, de técnicos de 2º grau. Uma conquista do Lifesa foi a aprovação de projeto, pelo Ministério da Saúde, para a construção de um Almoxarifado para o laboratório, totalizando um valor de R$ 979.575,01, sendo que R$ 100.000,00 é a contrapartida do Lifesa.

Consta do relatório de 2005 elaboração de convênio entre o Lifesa e o IPEP para a reabertura da Farmácia do Servidor, visando o fornecimento de medicamentos básicos a preço de custo. Este programa está em fase de planejamento.

Fonte: Secom

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Criança de quatro anos é atendida em hospital após engolir cadeado com as chaves

2

Saúde

Mulher morre no banheiro após “harmonização de bumbum” no Recife; médico é investigado

3

Saúde

Febre Amarela: São Paulo confirma primeiro caso em humano em 2025

4

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde apresenta solução para crise oncológica no Hospital da FAP, em Campina Grande

5

Saúde

Separações entre pessoas com mais de 50 anos estão aumentando