A descoberta pode ter importantes implicações para o entendimento do câncer, que é causado pela divisão descontrolada de células.
Em artigo na revista Nature, a equipe da Fundação de Pesquisa Médica de Oklahoma explicou como o controle de uma proteína-chave, a ciclina, pode interromper o processo.
Especialistas britânicos no comportamento de células cancerosas disseram que a pesquisa ajudou no entendimento de como as células deveriam se dividir.
Essas divisões ocorrem milhões de vezes a cada dia no organismo humano.
A cada vez, supõe-se que a célula seja saudável, com qualquer dano ao DNA reparado, e os 46 pares de cromossomos na célula têm que ser divididos igualmente entre suas “filhas”.
Mas ambos os elementos podem falhar em células cancerosas.
Ciclina
Os pesquisadores conseguiram desativar a ciclina com uma determinada substância que depois foi retirada da célula. A ciclina costuma instigar a divisão celular.
Com isso, o ciclo de divisão celular retroagiu, enviando cópias dos cromossomos de volta para o centro da célula original, o que se acreditava anteriormente ser impossível.
Mas a equipe teve que fazer sua intervenção em um determinado momento, ou a reversão não ocorreria.
Jonathon Pines, especialista na divisão celular no câncer do Instituto Gurdon, em Cambridge, na Grã-Bretanha, disse que a pesquisa não vai levar diretamente a novos tratamentos, mas “é útil entender como as células passam pelo processo de segregação de cromossomos”.
Fonte: BBC Brasil
Cientistas dos EUA conseguem reverter divisão celular
Cientistas nos Estados Unidos encontraram uma forma de reverter o processo de divisão celular que, acreditava-se, era inevitável
Política
Política
Política
Política
Política