Os representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) estão em negociação com os dirigentes da Caixa Econômica Federal, para liberação do FGTS, referente às perdas salariais ocorridas durante os planos Verão (1989) e Collor (1990).
De acordo com o presidente da CUT/PB, Arimatéia França, o acordo está sendo fechado e em no máximo 30 dias, os trabalhadores receberão informações sobre os procedimentos para receber o benefício. “Os sindicatos farão o intermédio para os trabalhadores”, disse Arimatéia.
O presidente afirmou que ainda não tem o número exato de quantos trabalhadores terão direito. “Esses dados só teremos após o fechamento das negociações”, disse. Mas antecipou que o número é bem maior que o divulgado no começo da semana, pela imprensa local. Apesar da Paraíba ainda não ter concluído, alguns estados já fecharam acordo, como é o caso de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Após a liberação da CEF, o primeiro lote deverá ser feito em até 60 dias, e o pagamento será efetuado sem descontos e em parcela única. Terão direito, trabalhadores com conta do FGTS, que possua saldo nos meses de janeiro/1989 e abril de 1990 e não terão direito, aqueles que aderiram ao acordo feito durante governo FHC e optaram pela retirada através de ação judicial.
Valéria Sinésio
ClickPB
FGTS: CUT vai orientar trabalhadores após acordo com Caixa Econômica F
De acordo com o presidente da CUT/PB, Arimatéia França, acordo está sendo fechado e em no máximo 30 dias
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba