A animação com o anúncio de que o nível das águas em Marabá começou a baixar não durou muito. O Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) prevê que a chuva deve continuar em todo o Pará no domingo e na segunda. A região oeste do Estado deve ser a mais atingida. Apesar da baixa das águas, a Defesa Civil pede que a população não volte para suas casas por causa do risco de doenças infecto-contagiosas.
O coordenador da Defesa Civil no Estado do Pará, Francisco Alves, diz que a ainda é perigoso voltar para as áreas de alagamento. Mas nos abrigos muitas famílias já se preparam para o retorno. A reclamação de falta de comida é a principal motivação.
As chuvas que já atingiram 116 mil pessoas no Pará e causaram oito mortes estão deixando parte da população sem alimentos. O último relatório da Defesa Civil aponta que as 19 cidades atingidas (16 em situação de emergência) necessitam, com urgência, de mais de 8 mil cestas básicas.
As inundações são provocadas pelo transbordamento dos rios Tapajós (no Oeste do Estado), Xingu (Centro), Araguaia e Tocantins (Sul). Segundo o Corpo de Bombeiros, no entando, a situação está sob controle.
Redação Terra
Meteorologistas prevêem mais chuvas no Pará
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil