De hoje até quinta-feira, a Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ) realiza sua primeira feira para estagiários e trainees. O local escolhido foi o campus da Praia Vermelha. Vinte e três empresas, como Shell, IBM, Nestlé, Globo.com, Santander Banespa e Gerdau, terão estandes montados. Neles, estudantes e recém-formados poderão se inscrever em programas de treinamento. Num auditório com 130 lugares, executivos das áreas de marketing e RH, que também começaram dessa forma, darão palestras de 45 minutos sobre as organizações e as vantagens de trabalhar nelas.
A expectativa é que 20 mil universitários, tanto da UFRJ quanto de outras instituições, compareçam à feira. Segundo o organizador, João Paulo Gioia, o objetivo das empresas é se mostrarem atraentes para estudantes talentosos:
– Quando o aluno é muito bom, ele passa em dois ou mais programas. São estes que as empresas disputam. É por isso que elas querem mostrar os benefícios que oferecem.
A feira funcionará do meio-dia às 21h. Ela foi montada nos moldes da que é organizada pela PUC, que, até o momento, é tida como a mais importante do gênero no Rio.
– Algumas empresas nem têm vagas abertas no momento, mas querem ter bons nomes de recém-formados em seus cadastros – diz Gioia.
Em alta, profissionais com facilidade para interagir
A gerente de Desenvolvimento Organizacional da Shell, Karina Franken, informa que uma das principais características que a empresa busca nos estagiários é a facilidade de relacionamento, tanto em equipe quanto com clientes. Outra qualidade valorizada é a capacidade de estabelecer metas e cumpri-las. Esses dados são verificados primeiro pelo currículo. Depois, os selecionados fazem prova. Na última etapa, dinâmica de grupo e entrevista.
– Os candidatos que chegam à dinâmica já ficam em nosso banco de dados. Neste momento, estamos com 25 vagas abertas, mas esse número já chegou a 50 – diz Karina.
A procura da empresa é por estudantes que se formem até julho de 2008 em administração, comunicação, direito, economia e engenharias de produção, petrolífera, civil, química ou mecânica. A Shell seleciona pessoas ainda das áreas de química industrial, ciências contábeis, psicologia e pedagogia. A ajuda de custo é de R$800 por quatro horas/dia, e o contrato vai de seis meses a dois anos.
Banco de São Paulo busca candidatos no Rio
Apesar de ter sede em São Paulo, o banco Santander também terá estande na feira. Segundo a analista de RH Melina Igreja, que coordena o recrutamento, é interessante buscar estagiários e trainees talentosos em todo o país. O período de estágio é cumprido nas agências bancárias e, para os estudantes, há a oportunidade de fazê-lo no Rio. Os recém-formados vão para a capital paulista.
– Ainda não há número de vagas para estágio. Os trainees são de 30 a 40 – diz Melina, que selecionará estudantes de nove cursos e também de todos os tipos de engenharias.
[O Globo]
UFRJ promove sua primeira feira de estágios, com 23 grandes empresas
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano