A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, é a personalidade mais popular da monarquia britânica e conta com o apoio de mais da metade dos britânicos para que continue no trono até o fim da vida, revelou uma pesquisa da emissora britânica ITV feita com 1.500 pessoas e divulgada dias antes do aniversário da soberana, que fará 80 anos na próxima sexta-feira.
Vinte e seis por cento dos entrevistados pela rede disseram que Elizabeth II é o membro da realeza de que mais gostam, enquanto Camilla, a segunda esposa do príncipe Charles, obteve apenas 1% dos votos.
À rainha segue William, 23 anos, filho mais velho de Charles e segundo na linha de sucessão ao trono, escolhido por 21% dos entrevistados.
Depois de William, os entrevistados escolheram Anne, a segunda filha da rainha, com 11% votos, enquanto Charles, de 57 anos, e seu filho caçula, Harry, de 21, foram citados como favoritos por apenas 4% do público britânico.
Segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados disseram querer que a rainha continue usando a coroa até o dia de sua morte, enquanto 16% afirmaram que ela deveria abdicar, mas não para favorecer Charles, o primeiro na linha de sucessão, mas sim William.
Apenas 12% disseram querer que a rainha abdique a favor de Charles, destacou a consulta, que demonstrou que a monarquia é apoiada por dois terços dos britânicos, enquanto apenas 13% se opuseram a que a rainha tenha um sucessor, afirmando que gostariam que a Grã-Bretanha se torne uma república.
No ano passado, em uma consulta feita pelo instituto de pesquisas MORI, 22% do público britânico se declarou favorável à abolição da monarquia e 65% a que seja mantida.
Mais da metade dos entrevistados (57%) se mostrou taxativa em sua repulsa a que Camilla seja rainha algum dia, quando Charles subir ao trono, enquanto 29% disseram acreditar que a esposa do príncipe deverá se tornar rainha.
AFP
Elizabeth II é a personalidade mais popular da monarquia
Rainha é a personalidade mais popular da monarquia britânica e conta com o apoio de mais da metade dos britânicos para que continue no trono até o fim da vida
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo