O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bloqueou no Brasil cerca de 50 mil benefícios na Paraíba, 925 beneficiários tiveram seus pagamentos bloqueados devido à falta de recadastramento ou censo previdenciário.
De acordo com assessoria de imprensa do INSS na Paraíba, 19 mil pessoas foram convocadas para efetuarem o cadastro nas agências bancárias. Desse total, apenas 5% não atenderam ao pedido do órgão e foram “barrados” na hora do pagamento.
Os beneficiários receberam o comunicado no mês de novembro e tiveram até o dia 31 de março para fazer o censo previdenciário, ou seja, tiveram 120 dias. Quem não fez, pode entregar o formulário na agência que recebe o pagamento, apresentando no mínimo, três documentos, RG, CPF e comprovante de residência. Após a entrega, o beneficiário terá o pagamento liberado no prazo máximo de 13 dias.
A partir de abril foi adotado um novo critério de chamada. O INSS convoca os beneficiários pelo último número do benefício. Nesse mês, foram convocados para o censo, os aposentados e pensionistas com final 1. Em maio, final dois e assim sucessivamente até chegar janeiro, no qual serão convocados os beneficiários com final zero. Porém o recadastramento se estenderá até julho de 2007.
Os objetivos desse censo previdenciário, de acordo com a assessoria de imprensa, são dois: atualizar os dados dos aposentados e pensionistas e ainda, detectar algum tipo de fraude nos pagamentos efetuados. Na Paraíba, são 544 mil pessoas que recebem o benefício do INSS.
Os beneficiários podem antecipar a regularização em qualquer agência bancária, através do preenchimento do formulário e apresentação dos documentos, gratuitamente. A assessoria de imprensa informou que desde o mês de março, o INSS está divulgando dois editais: um de suspensão e outro de chamada, sempre um seguido do outro. Por exemplo, o edital de suspensão foi divulgado no dia 13 de abril e o de chamada (que serve como alerta para o prazo final), hoje, 18. A relação estará disponível no site http://www.previdencia.gov.br e nos jornais de grande circulação.
Valéria Sinésio
ClickPB
INSS bloqueia 925 benefícios por falta de recadastramento na Paraíba
Quem foi convocado em novembro tem até o final de abril para realizar o censo previdenciário e não ter o pagamento bloqueado pelo INSS
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba