O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fez um novo apelo ao Irã nesta quarta-feira para que suspenda suas atividades de enriquecimento de urânio.
Lavrov disse que a comunidade internacional está exigindo “ações urgentes e construtivas” de Teerã para reduzir as preocupações sobre seu programa nuclear, segundo a agência de notícias russa Itar-Tass.
“O Irã precisa dar atenção aos pedidos para suspender o trabalho ligado ao enriquecimento de urânio”, disse Lavrov.
O Irã anunciou na semana passada que havia enriquecido urânio pela primeira vez com sucesso.
As potências ocidentais exigem a interrupção do programa nuclear iraniano porque temem que o país esteja desenvolvendo armas atômicas.
O governo iraniano, por sua vez, diz que o programa é voltado para a geração de energia e se nega a interromper suas atividades nucleares.
Conselho de Segurança
Na terça-feira, Lavrov participou de uma reunião em Moscou entre representantes diplomáticos dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, França e Grã-Bretanha, além da Rússia) e da Alemanha para discutir a crise nuclear com o Irã.
A Rússia e a China têm se oposto à proposta americana de impor sanções internacionais contra o Irã.
No mês passado, após a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) denunciar as atividades nucleares do país, o Conselho de Segurança exigiu que o Irã interrompesse suas atividades de enriquecimento de urânio até o dia 28 de abril.
“Todos os participantes do encontro tiveram posição unânime de que ações urgentes e construtivas do Irã são necessárias em resposta à decisão da AIEA”, disse Lavrov.
BBC Brasil
Rússia pede que Irã suspenda programa nuclear
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fez um novo apelo ao Irã nesta quarta-feira para que suspenda suas atividades
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo