Encontro histórico aconteceu na noite de ontem na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), quando o debate “A luta pela terra e a violência no campo”, reuniu a líder camponesa Elizabeth Teixeira e o advogado e deputado cassado pelo regime militar, em 1964, Francisco de Assis Lemos.
O encontro aconteceu no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), às 19 horas, e foi promovido pelo Departamento de História da UFPB, com a participação dos alunos do Curso de Licenciatura Plena pelos Movimentos Sociais do Campo (MSC). O Centro Acadêmico (CA) de História e a ADUFPB, Sindicato dos Docentes da UFPB, também participaram da organização do evento.
Auditório lotado para ouvir dois dos nomes mais importantes das lutas sociais na Paraíba, antes do Golpe de 1964. A dirigente camponesa Elizabeth Teixeira, que assumiu a luta após a morte de seu marido, João Pedro Texeira, tornou-se internacionalmente conhecida através do documentário “Cabra Marcado Pra Morrer”, produzido pelo cineasta Eduardo Coutinho.
Um filme que faz um panorama da luta no campo através da história de vida de Elizabeth, que com mais de 80 anos, ainda desfruta de lucidez suficiente para contar a sua história, e continuar defendendo o homem do campo.
João Pedro Teixeira era deputado estadual pela Paraíba, quando foi cassado, exatamente há 42 anos. Era abril de 64, e o deputado foi obrigado a mudar-se para Londrina (PR). Os dois, além de contarem suas histórias de vida para uma platéia atenta, dividiram as mesmas idéias, quando defenderam a luta do homem do campo como uma necessidade de toda a sociedade.
Ambos acreditam que criar condições para que o homem possa viver com dignidade no campo, é também uma das maneiras de resolver os problemas enfrentados pela população dos grandes centros urbanos, que costuma absorver exatamente essa população carente que busca as cidades à procura de uma vida melhor.
Lilla Ferreira
Clickpb
Encontro histórico reuniu a líder camponesa Elizabeth Teixeira e o dep
Encontro histórico aconteceu na noite de ontem na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba