O papa Bento XVI disse hoje, no primeiro aniversário de sua eleição como pontífice, que ele não poderia fazer o trabalho sozinho, e pediu a ajuda dos fiéis, através de orações, para que possa ser o “gentil e firme” pastor da Igreja Católica Romana.
Visivelmente tocado pela multidão de mais de 50 mil pessoas que foi à praça de São Pedro, no Vaticano, o papa disse que sua eleição foi “uma completa surpresa” para ele, e que os cardeais elegeram sua “pobre pessoa” para suceder “o grande papa João Paulo 2º”.
“Eu sempre soube que não poderia fazer esse trabalho, cumprir essa missão sozinho”, disse. “Muito obrigado a vocês de coração, a todos aqueles que, de várias maneiras, estão perto de mim ou me seguem espiritualmente”.
Bento abriu a sessão lembrando sua eleição, dizendo que era “absolutamente inesperado e surpreendente” que os cardeais o tenham escolhido. “Como o tempo voa”, disse, lembrando suas primeiras palavras depois da votação, quando ele dirigiu-se aos fiéis na Basília de São Pedro, dizendo que os cardeais haviam eleito um “simples trabalhador nas videiras do Senhor”. Bento foi interrompido diversas vezes por aplausos durante seu curto discurso.
Em 19 de abril de 2005, quando foi eleito papa, Bento XVI era o mais velho a ser eleito para o posto nos últimos 275 anos, e o primeiro de origem alemã nos últimos mil anos.
Como braço-direito de João Paulo 2º, ele era o favorito para a escolha, que acabou sendo confirmada no conclave mais rápido em cem anos. Menos de 24 horas depois de a votação ter começado, fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 5h50, para anunciar que um novo papa havia sido escolhido.
Ainda hoje, a eleição de Bento XVI gera questões sobre o futuro da Igreja, tendo em vista que o ex-cardeal Joseph Ratzinger era uma figura polarizadora. Alguns dizem que ele poderia isolar ainda mais os católicos liberais, que esperavam por uma mudança após a morte do linha-dura João Paulo 2º.
Nesta semana, o Vaticano divulgou que mais de 4 milhões de pessoas participaram das missas, audiências e orações de Bento XVI, incluindo os 50 mil presentes na cerimônia desta quarta-feira.
Seu próximo comppromisso público é dia 25 de maio, quando viajará para a Polônia, terra natal do último papa, onde visitará a cidade natal de Karol Wojtila, Wadowice, e o campo de concentração de Auschwitz.
Fonte: Terra
Papa Bento XVI celebra um ano de pontificado
O papa Bento XVI disse hoje, no primeiro aniversário de sua eleição como pontífice
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo