Enquanto suas congêneres de outros países amargam perdas, cortes e separações, as grandes marcas alemãs seguem ampliando suas linhas de veículos num ritmo impressionante. Tanto Mercedes-Benz quanto BMW e Audi preparam novidades para os próximos anos e não estamos falando de novas gerações. Elas têm em projeto novos modelos, para ocupar quase todas as lacunas possíveis.
Nesse cenário, a Audi é destaque. A empresa, de propriedade da Volkswagen, teve lucro de 1,3 bilhão de euros em 2005. Menos que a BMW (3,3 bilhões), mas um resultado fantástico se comparado com o prejuízo de 500 milhões de euros da Mercedes. Mostra que a estratégia de enfrentar suas concorrentes tradicionais está funcionando.
Por isso não espanta saber que nada menos que seis novos modelos chegarão ao mercado mundial até 2010. Alguns já são óbvios como o superesportivo R8, baseado no conceito Le Mans, e nos protótipos Shotting Brake e Roadjet, recém mostrados nos últimos salões. Mas há veículos inéditos em todos os sentidos.
A marca promete investir pesado num segmento dominado pelas outras alemãs, o dos cupês de médio e grande porte. Para isso estão sendo desenvolvidos o A5 e o A7. O primeiro terá versões cupê e cabriolet, previstas para serem lançadas no fim de 2007 e em meados de 2008, respectivamente. Ou seja, em tempo de enfrentar o novo Mercedes-Benz CLK. O A5 compartilhará equipamentos e plataforma com a nova geração do A4 que, por sua vez, ganhará um padrão de dirigibilidade semelhante ao do A8. Este por sua vez terá uma nova geração em 2010.
O A7 deverá ser lançado em 2009 e será um “sedã cupê” ao estilo do Mercedes-Benz CLS que possui perfil de cupê, porém, com quatro portas. Nessa época, também estará no mercado europeu o veículo de série originário do Roadjet, também na faixa dos veículos médios grandes.
Como fez com o Q7, a Audi também criará um Q5 para competir com o X5, da BMW, e um novo utilitário esportivo da Mercedes. Completará a lista de novidades o novo A2 que, deixará o formato minivan para tornar-se um concorrente do Mini. Acredita-se que suas linhas serão baseadas no Shooting Brake.
A seqüência de lançamentos da marca das quatro argolas começará no final deste ano em grande estilo: será a estréia do R8, o belo esportivo com motor V10.
Fonte: Terra
Conheça os novos “A” da Audi
Na disputa com suas rivais alemãs, marca das quatro argolas planeja introduzir ao menos 3 novos modelos até o fim da década
Carros
Carros
Carros
Carros
Carros