Política

Senador do PMDB protocola pedido para criar CPI do Lula

None

O senador Almeida Lima (PMDB-SE) procotolou nesta quarta-feira pedido para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O requerimento conta com 33 assinaturas, além da do peemedebista. Eram necessárias 27.

Após protocolado na Mesa do Senado, o requerimento deve ser lido no plenário. Com isso, abre-se o prazo de 24 horas, para que as assinaturas possam ser retiradas antes da instalação da Comissão. O foco da nova CPI é amplo e pretende investigar o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o filho do presidente Lula, Flávio Inácio da Silva, o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, o caseiro Francenildo Santos Costa e o amigo de Lula, Roberto Teixeira.

Okamotto já é investigado pela CPI dos Bingos por ter pago uma dívida de R$ 29,4 mil reais de Lula com o PT. A Comissão quer descobrir se o dinheiro usado é irregular e se teria vindo do empresário Marcos Valério de Souza, acusado de ser um dos operadores do esquema do “mensalão”.

A empresa de Flávio Inácio teria assinado um acordo suspeito com a Telemar para investimentos elevados. Genival, conhecido como Vavá, é acusado de fazer tráfico de influência através de um escritório para intermediar contatos entre empresários e prefeituras do PT.

Francenildo é o caseiro que viu o ex-ministro Antonio Palocci na residência da “república de Ribeirão” e Teixeira é acusado pelo ex-petista Paulo de Tarso Venceslau de ser um dos arrecadadores informais do PT. “Ela tem fato determinado, sim, e queremos que ela funcione por 180 dias, mas se o governo se empenhar podemos terminar os trabalhos em 45 dias”, afirmou Almeida Lima.

Apesar de ter conseguido seis assinaturas além do necessário, nos bastidores é dada como improvável a criação da CPI do Lula. Pefelistas e tucanos assinaram o requerimento como balão de ensaio para aumentar a pressão política, mas não pretendem ir adiante com a iniciativa. Senadores da oposição afirmaram que não pretendem se empenhar a favor do funcionamento da CPI do Lula.

“A CPI é uma lista de supermercado. É um objetivo equivocado da oposição”, disse a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).

Conheça os senadores que assinaram o requerimento, além de Almeida Lima:

Mão Santa (PMDB-PI)
Heloísa Helena (PSOL-AL)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)
Papaléo Paes (PSDB-AP)
Demóstenes Torres (PFL-GO)
César Borges (PFL-BA)
Juvêncio Fonseca (PSDB-MS)
Sérgio Guerra (PSDB-PE)
Tasso Jereissati (PSDB-CE)
João Batista (PSDB-ES)
Jefferson Péres (PDT-AM)
Álvaro Dias (PSDB-PR)
Leonel Pavan (PSDB-SC)
Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Romeu Tuma (PFL-SP)
Osmar Dias (PDT-PR)
José Jorge (PFL-PE)
Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA)
Lúcia Vania (PSDB-GO)
Jorge Bornhausen (PFL-SC)
Rodolpho Tourinho (PFL-BA)
Ramez Tebet (PMDB-MS)
Efraim Morais (PFL-PB)
Heráclito Fortes (PFL-PI)
Marco Maciel (PFL-PE)
Maria do Carmo (PFL-SE)
José Agripino (PFL-RN)
Jonas Pinheiro (PFL-MT)
Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
Sérgio Cabral (PMDB-RJ)
Luiz Pontes (PSDB-CE)
Augusto Botelho (PDT-RR)
Pedro Simon (PMDB-RS)

Último Segundo

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Assessor do Governo Lula diz esperar melhor relação com Câmara com Hugo Motta na presidência da Casa: “estamos esperançosos”

2

Política

Moraes rejeita recurso e mantém decisão que impediu Bolsonaro de ir aos EUA

3

Política

Após incômodo de Adriano Galdino com fala de João Azevêdo, Felipe Leitão revela diálogo e diz que “está tudo resolvido”

4

Política

Galego Souza revela que divergências com João Azevêdo foram superadas e mantém compromisso com base governista

5

Política

Grande Família: Prefeito de Conceição nomeia pai, mãe e esposa para secretarias do município