De acordo com informações do CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) da capital, o índice de inadimplência no comércio teve uma redução de 37,74% em relação ao mês de março de 2006. De acordo com o presidente do órgão, Lindemberg Vieira, o fato deve-se a chegada do Dia das Mães e posteriormente do São João. “As pessoas querem comprar nos dois próximos meses e por isso estão pagando o que está atrasado”, disse.
A inadimplência esteve em alta durante os meses de janeiro, fevereiro e março, como resultado das compras do final do ano passado, quando os consumidores aproveitam os prazos “esticados” e compram sem pensar nos compromissos futuros, logo acabam atrasando os carnês e conseqüentemente, têm seus nomes inclusos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e assim, não podem efetuar novos cadastros para as compras do Dia das Mães.
Quanto ao cheque, o presidente afirmou que aumentou o número de retorno, ou seja, cheques sem fundo, na capital. Ele disse que esse tipo de inadimplência sempre cresce e que o número é considerado alto.
Lindemberg disse também que 70% das vendas realizadas no comércio de João Pessoa, são efetuadas através do cartão de crédito ou private label, devido a facilidade de adesão e parcelamento nas lojas da capital. O que o consumidor deve estar atento é a inclusão de juros “embutidos” nas parcelas. O que as vezes parece facilidade, acaba sendo uma armadilha.
Por fim, o presidente do CDL disse que as vendas de Páscoa foram consideradas positivas para o comércio específico, ou seja, supermercados e lojas que venderam ovos de chocolate, peixes e vinhos.
Valéria Sinésio
ClickPB
CDL revela que 70% das vendas do comércio de João Pessoa são feitas pe
Órgão também aponta que índice de inadimplência no comércio da Capital teve uma redução de 37,74% em relação a março
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba