A Subsecretária de Cultura do Estado, Cida Lobo, disse hoje em entrevista ao programa Bom Dia Paraíba da TV Cabo Branco, que a maioria dos paraibanos ainda desconhece os grandes nomes da Cultura da Paraíba. Lobo disse ainda que o projeto “Paraíba com Memória” servirá para preencher está lacuna existente no meio cultural do nosso estado.
Há 122 anos, no Engenho Pau D’Arco, no atual município de Sapé, na Paraíba, nascia um dos mais importantes poetas brasileiros de todos os tempos. Augusto Rodrigues de Carvalho dos Anjos. Bacharel em Direito, atuou no magistério, ensinando no Liceu Paraibano. Desentendeu-se com o presidente da província e partiu para Leopoldina, Minas Gerais, onde foi diretor de uma escola. Acometido de pneumonia, faleceu com apenas 29 anos de idade. Em vida publicou apenas um livro “Eu”, que teve de ser financiado com recursos do irmão.
O “Poeta da Morte” é o primeiro homenageado no projeto “Paraíba Com Memória”, promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba e pelo JORNAL DA PARAÍBA, com o apoio do governo do Estado da Paraíba. Em Sapé, cidade em que o poeta nasceu, tem início hoje a Semana Augusto dos Anjos.
Neste domingo será lançado o edital do 1º Concurso Estadual de Poesia Celebrando Augusto dos Anjos, realizado em parceria com o projeto Paraíba com Memória e a prefeitura de Sapé. O concurso é destinado a estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada de todo o Estado da Paraíba. O primeiro colocado receberá um computador. O tema é livre e os poemas não precisam fazer referência à obra e nem à vida de Augusto dos Anjos. O edital será publicado na edição de domingo do JORNAL DA PARAÍBA. Mais informações podem ser obtidas através do email: [email protected] ou pelo telefone: (83) 3283 1258.
A programação da Semana Augusto dos Anjos, promovida pela prefeitura local, através da Secretaria de Educação, começa às 5h com uma Alvorada com a banda Santa Cecília. Às 9h, será feita a doação de um acervo de livros em braile para a Biblioteca Augusto dos Anjos, além de CD roons para a instalação de uma biblioteca virtual. Após a entrega, o coral infantil da ONG Cidade Cristã fará uma apresentação musical, em seguida se apresenta o grupo Tamarindo, composto de instrumentistas de flauta doce.
À tarde, a programação começa a partir das 15 horas, na Câmara Municipal de Vereadores com palestra da escritora sapeense Aparecida Melo. No mesmo local, às 17 horas, haverá um painel sobre “Políticas Públicas para Cultura” cujo expositor será o presidente da Funjope, Luiz Carlos Vasconcelos. Às 18 horas, no Clube Atlético Sapeense, haverá concerto da banda sinfônica José Siqueira.
Amanhã, a programação é iniciada, às 9 horas, na Escola Municipal Luiz Inácio Ribeiro Coutinho, com a abertura da exposição de fotografias históricas da cidade, moedas antigas do Brasil e de outros países. Haverá uma exposição do artista plástico francês Matieu Du Viegnaud. Às 14 horas, no Fórum Municipal, haverá um debate com o jornalista e poeta Linaldo Guedes e o professor Félix Medeiros. Às 15h30, na Escola Luiz Inácio Ribeiro Coutinho, serão exibidos documentários trazidos pelo projeto Cine Sesc.
Às 18 horas, no auditório da ONG Cidade Cristã, a Orquestra de Câmara de João Pessoa realizará um concerto. Às 20 horas, no mesmo local, acontecem apresentações do grupo de danças folclóricas do Sesc, João Pessoa e o encerramento será com um show de artistas locais.
Da redação com Jornal da Paraíba
Cida Lobo diz que maioria dos paraibanos desconhece grandes nomes da C
O “Poeta da Morte” é o primeiro homenageado no projeto “Paraíba Com Memória”
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba