A bancada do governo está desfalcada do seu líder. O suplente Gilvan Freire (PDT) não ocupa mais esse espaço por causa do retorno, ontem, do deputado José Aldemir Meireles (PFL), titular do mandato parlamentar, que esteve afastado por 120 dias para tratamento de saúde. A decisão sobre o novo líder está prevista para a próxima semana, quando o governador Cássio Cunha Lima volta à chefia do Executivo depois de uma licença de 10 dias.
Gilvan disse que não pretende mais retornar à Assembléia Legislativa, “até para não constranger os companheiros, assim como ocorreu com o deputado José Aldemir que sofreu uma forte pressão de setores da imprensa”, disse. Ele assegurou que não pretende indicar nomes e considera uma decisão pessoal do governador Cássio Cunha Lima.
Na bolsa de apostas dos corredores da Assembléia Legislativa, fala-se nos tucanos Fábio Nogueira, Zenóbio Toscano ou Arthur Cunha Lima para suceder Gilvan. O perfil do indicado é que seja próximo do governador Cássio e capacidade de articulação. “Será uma escolha pessoal do governador”, disse o deputado Lindolfo Pires (PFL).
Pires, inclusive, é outro nome bem avaliado dentro da própria base do governo. Ele disse que qualquer deputado da bancada tem condições de assumir a liderança, “até porque é fácil assumir essa função num governo transparente em suas ações”, destacou. O deputado é líder da bancada do seu partido e garante que não recebeu convite do governador neste sentido.
O deputado Ruy Carneiro (PSDB) destacou que todos parlamentares da base do governo têm essa postura de líder da bancada, “porque quando o deputado entende de determinado tema ele se pronuncia e dá explicação técnica sobre aquele assunto”, frisou. Carneiro acha que o substituto de Gilvan Freire será definido quando do retorno do governador Cássio Cunha Lima.
Para o deputado Fabiano Lucena (PSDB), que tem o mesmo raciocínio, a figura do líder da bancada do governo depende muito da decisão pessoal do governador. “Na ausência dessa liderança qualquer parlamentar da base pode exercer a função, até porque contará com a contribuição de todos os deputados”, destacou.
Além de Gilvan, já ocupou a liderança da bancada governista o deputado Zenóbio Toscano (PSDB), que voltou à Assembléia Legislativa no último dia 4 de abril, depois de compor a equipe do governo na condição de secretário estadual da Infra-Estrutura. O suplente Gilvan Freire ocupou o espaço durante um período de 17 meses, enquanto esteve na titularidade do mandato parlamentar em substituição ao deputado Fabiano Lucena, deslocado para a Secretaria de Esporte e Lazer.
Jornal da Paraíba
Saída de Gilvan deixa governistas sem líder
A decisão sobre o novo líder está prevista para a próxima semana, quando o governador Cássio Cunha Lima volta à chefia do Executivo
Política
Política
Política
Política
Política