Embarcou para os Estados Unidos, na manhã dessa quarta-feira, 19 de abril, grupo de estudantes de engenharia mecânica da UFMG, comandado pelo professor Carlos Alberto Cimini.
A equipe, conhecida como Uai Sô Fly, participa, a partir dessa sexta-feira, dia 21, em Marietta, Estado da Georgia, da SAE Aerodesign East Competition, junto a alunos de outras duas universidades brasileiras – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).
Os futuros engenheiros ganharam o direito de representar o Brasil na disputa internacional de aviões radiocontrolados, totalmente projetados e construídos por eles, após conquistarem as melhores classificações na VII Competição SAE Brasil AeroDesign, em 2005.
De acordo com cronograma da disputa internacional, o campeão será conhecido no domingo, dia 23. O Brasil já se sagrou campeão pela Classe Regular na SAE Aerodesign East Competition, duas vezes, em 2002 e 2005.
Na etapa brasileira, realizada em setembro do ano passado no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP, a equipe Uai-Sô-Fly, da UFMG, e a equipe Tucano, da UFU, conquistaram primeiro e segundo lugares na Classe Regular, entre as 46 participantes, e a equipe EESC Open foi a campeã da Classe Aberta, que reuniu cinco equipes.
Os estudantes mineiros da equipe Uai Sô Fly estão confiantes para a disputa internacional. “Esperamos ficar entre os três primeiros”, afirma o capitão da equipe, Rodrigo Sorbilli.
A Uai Sô Fly aposta em um projeto totalmente novo, já que a regra internacional é diferente. “Mesmo com uma maior envergadura da asa (2,40m), conseguimos manter a leveza do avião, que está apenas com 200g a mais que o anterior, e aumentar a capacidade de carga de 9,8 kg para 12,5 kg”, acrescenta.
[O Tempo]
Alunos da UFMG disputam competição nos Estados Unidos
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano