Cotidiano

Faculdades formatam cursos especiais para profissionais do luxo

None

Para oferecer um atendimento diferenciado aos clientes de alto poder aquisitivo, os estabelecimentos de luxo tem procurado profissionais qualificados e especializados para atuar na empresa. Para atender a essa demanda as instituições estão criando cursos de especialização e mestrado (MBA).

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, por exemplo, irá abrir no segundo semestre deste ano, pela FGV Management, um curso de pós-graduação em Marketing de Produtos de Luxo. O programa será composto de três módulos, de três meses cada um.

A coordenadora do curso, Kátia Faggiani, explica que a grade curricular irá abranger matérias como Marketing, Antropologia, Design e Moda. Segundo ela, para atuar nessa área não é necessário uma formação acadêmica específica, mas sim conhecimento do mercado e do padrão cultural dos clientes. “O profissional deve ter noções de etiqueta, um amplo repertório cultural e boa aparência, de modo que o cliente se identifique com seu perfil”.

Os clientes desse mercado exigem um atendimento exclusivo e priorizam – principalmente, de acordo com Kátia – a segurança e o conforto dos estabelecimentos.

O mercado de trabalho nessa área cresce no Brasil nos mais diversos setores, de restaurantes e hóteis que oferecem serviços diferenciados a estabelecimentos que trabalham com jóias de grife para animais. “As grifes multinacionais estão expandindo sua atuação no Brasil: só em São Paulo há quatro lojas da Mont Blanc , a única filial da George Armani na América Latina e a terceira unidade da Louis Vuitton mais rentável do mundo”, afirma Kátia.

Os empresários brasileiros também estão interessados em agregar valor às suas marcas. De acordo com Kátia, eles têm procurado esse tipo de curso para investir na sofisticação de seus produtos e na divulgação de sua grife.

A ESPM já oferece há dois anos o curso de especialização em Marketing para Produtos de Luxo, com período de duração de 17 semanas. O curso abrange do conhecimento de economia e potencial de compra desses consumidores a informações culturais, como história da arte e da moda. Segundo o coordenador do curso, Ismael Xavier, a demanda por profissionais especializados não cresce apenas nas redes de varejo de luxo. Os setores imobiliário, de hotéis e restaurantes de alto padrão, e até mesmo o mercado financeiro para a área premium têm exigido cada vez mais profissionais qualificados.

A Fundação armando Álvares penteado (FAA P) é outra universidade que oferece especialização aos profissionais experientes. Trata-se do MBA (mestrado) em Gestão do Luxo. O curso está em sua terceira turma. De cada processo de seleção chegam a participar 215 candidatos. De acordo com Carlos Ferreirinha, coordenador do “Programa Gestão do Luxo” da universidade, o curso aplica as principais técnicas a serem utilizadas em áreas onde exista a necessidade de segmentar, posicionar e sofisticar marcas de luxo.

[DCI]

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Coletivo protesta contra aumento da passagem de ônibus em João Pessoa, com ações na Lagoa e UFPB

2

Cotidiano

INSS volta a exigir a prova de vida em 2025; entenda como funciona

3

Cotidiano

Filtros do Instagram acabam amanhã: saiba como salvar seus efeitos

4

Cotidiano

FOTOS e VÍDEOS: João Pessoa tem trânsito lento e ‘dia de caos’ em trecho da BR-230

5

Cotidiano

Acidente deixa trânsito lento na BR-230, na Grande João Pessoa