Paraíba

Campanha Estadual para a Promoção de Ambientes Fechados Livres do Taba

None

A Secretaria Estadual de Saúde, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), a Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa e a Gerência de Vigilância Sanitária da Capital lançam na próxima terça-feira, dia 25, a “Campanha Estadual para a Promoção de Ambientes Fechados Livres do Tabaco”.

A solenidade de lançamento da campanha será às 19 horas no Teatro Armando Monteiro Neto (FIEP), à rua Rodrigues Chaves, 90, Centro de João Pessoa.

De acordo com o diretor geral da Agevisa, Jorge Molina, o objetivo da campanha é promover a aplicação da Legislação de Controle do Tabaco, visando a redução do tabagismo, de exposição e iniciação ao seu uso, bem como, de exposição ocupacional e ambiental à fumaça do tabaco na Paraíba, estimulando ao mesmo tempo, a conscientização da população paraibana sobre os riscos e doenças tabaco-relacionadas.

O evento envolve ainda especialistas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Anvisa. Franklin Rubinstein, da Anvisa, vai proferir a palestra “Ações Regulatórias para o Controle do Tabaco”. Já Tânia Maria Cavalcante, do INCA, falará sobre “Ambientes Livres de Fumo no Brasil”.

A estratégia da campanha de combate ao fumo está definida e para o lançamento estão sendo convidados proprietários de restaurantes, bares, hotéis, shoppings e similares. Na ocasião será lançado o Selo Postal comemorativo da campanha.

O diretor geral da Agevisa, Jorge Molina, afirmou que a campanha não visa apenas cumprir a lei, o objetivo principal é a preservação da saúde das pessoas. “De acordo com pesquisas, o fumo é responsável por uma série de doenças cardiovasculares, respiratórias e nossa obrigação é divulgar isto junto à sociedade”, justificou.

Segundo Jorge Molina, o objetivo é sensibilizar a todos sobre os agravos à saúde que o hábito de fumar provoca sobretudo em ambientes fechados, prejudicando também os chamados fumantes passivos, aquelas pessoas que não fumam mas que acabam sendo vítimas da fumaça do cigarro de quem está fumando no mesmo ambiente.

Jorge Molina, destacou que inspetores sanitários foram capacitados no sentido de coibir o uso do cigarro em ambientes fechados. A Agevisa, vai colocar em prática a Lei federal 9.294 de 15 de julho de 1996, que ainda não é respeitada. A Lei é a mesma que regulamenta a propaganda de tabaco. Os fumantes devem evitar acender cigarros em ambientes públicos: cinemas, lojas, restaurantes, shoppings, por exemplo.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Homem morre vítima de choque elétrico durante poda de árvore em João Pessoa

2

Paraíba

Incêndio em botijão de gás atinge moradias em comunidade de Cabedelo

3

Paraíba

Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turno das eleições?

4

Paraíba

Segundo turno: eleições em João Pessoa e Campina Grande têm ônibus gratuitos

5

Paraíba

Trecho da Praia de Manaíra é o único impróprio para banho na Paraíba