Carros

Caterham Superlight R400

O exótico senso de humor britânico e alguns dos carros produzidos nos domínios de sua Majestade são mesmo alucinantes

O exótico senso de humor britânico e alguns dos carros produzidos nos domínios de sua Majestade são mesmo alucinantes. Em certos casos, a alucinação torna os competidores menos imponentes e, à moda quem não tem cão caça com o gato, alguns fabricantes de modelos esportivos acabam por se despontar. Isso acontece com a Caterham, que produz evoluções do Lotus Seven.

Especializada em kit cars, a Caterham causa dores de cabeça nos executivos de grandes empresas e já conseguiu repetidas vezes superar nomes famosos como Lamborghini, Ferrari e Porsche em testes de aceleração e frenagem (0 – 100 km – 0).

A nova geração do R400, a Superlight, é também a mais rápida e consegue, afirma o fabricante, partir da inércia e atingir os 96 km/h em apenas 3.8s. O número posiciona o carrinho de 52.501 mil dólares entre pesos-pesados que chegam a custar mais de um milhão de dólares. Com pouco mais de 500 quilos (525 kg) e dispondo de 213 cv, produzidos pelo novo 4 cilindros DOHC preparado pela Cosworth, acelerar não é uma grande dificuldade para o R400 Superlight.

O chassis, que agora vem de um novo fornecedor, é mais robusto que o anterior. Tubular, ele é recortado a laser e as soldas são feitas por robôs, com máxima precisão. Essas características tecnológicas, associadas à aplicação de novos materiais, tornam a estrutura muito mais resistente (+14%) às torções e flexões.

Apropriado para os “track days” ou dias de pista, o trem de força possui um perfil bem entusiasmado, por exemplo, a potência máxima (213 cv @ 7600 rpm) está apenas 1300 rotações acima do pico de torque (20,23 kgfm @ 6300 rpm). Ainda sobre o chassis, enfatizando sua agilidade, o fabricante afirma que o sistema de direção tem acionamento quase telepático e é muito preciso. Intermediando o contado com o solo surgem as rodas 15 pol., calçando pneus Avon CR500, que atendem bem às expectativas.

A carroçaria é feita com materiais mais leves e há fibra de carbono em várias áreas. Os bancos são tipo concha, de competição, e os cintos têm quatro pontos de fixação.

O R400 Supelight é uma evolução do R400 e C400 e sua produção começa em julho deste ano.

Especificações técnicas:

Motor – 2.0 litros DOHC 16V (em alumínio)

Potência – 213 cv @ 7600 rpm

Torque – 20,23 kgfm @ 6300 rpm

Acel. 0-96 km/h – 3,8s

Vel. máx. – 224 km/h

Entre eixos – 2225mm

Comprimento – 3100mm

Largura – 1575mm

Altura – 800mm

Altura do solo – 80mm

Peso – 525kg

Equipamentos Standard

Câmbio de 6 vel.

Defletor dianteiro

Asa dianteira em fibra de carbono

Suspensão Superlight

Freios dianteiros ventilados; pinças c/ 4 pistões

Rodas aro 15 pol. E pneus Avon CR500

Painel em fibra de carbono

Bancos concha

Cárter seco

Diferencial com deslisamento limitado

Volante MOMO

Fonte: Uol

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Fiat Uno ultrapassa Renegade após enchente: por que isso acontece?

2

Carros

Transferência de veículos de outros estados é suspensa pelo Detran-PB em dezembro

3

Carros

Ferrari processa homem por criar e vender réplica de carro em São Paulo

4

Carros

VÍDEO: carro de luxo vira viatura da PF na Paraíba; veículo é avaliado em mais de um milhão

5

Carros

Confira os carros elétricos e híbridos mais vendidos do 1º semestre