O exótico senso de humor britânico e alguns dos carros produzidos nos domínios de sua Majestade são mesmo alucinantes. Em certos casos, a alucinação torna os competidores menos imponentes e, à moda quem não tem cão caça com o gato, alguns fabricantes de modelos esportivos acabam por se despontar. Isso acontece com a Caterham, que produz evoluções do Lotus Seven.
Especializada em kit cars, a Caterham causa dores de cabeça nos executivos de grandes empresas e já conseguiu repetidas vezes superar nomes famosos como Lamborghini, Ferrari e Porsche em testes de aceleração e frenagem (0 – 100 km – 0).
A nova geração do R400, a Superlight, é também a mais rápida e consegue, afirma o fabricante, partir da inércia e atingir os 96 km/h em apenas 3.8s. O número posiciona o carrinho de 52.501 mil dólares entre pesos-pesados que chegam a custar mais de um milhão de dólares. Com pouco mais de 500 quilos (525 kg) e dispondo de 213 cv, produzidos pelo novo 4 cilindros DOHC preparado pela Cosworth, acelerar não é uma grande dificuldade para o R400 Superlight.
O chassis, que agora vem de um novo fornecedor, é mais robusto que o anterior. Tubular, ele é recortado a laser e as soldas são feitas por robôs, com máxima precisão. Essas características tecnológicas, associadas à aplicação de novos materiais, tornam a estrutura muito mais resistente (+14%) às torções e flexões.
Apropriado para os “track days” ou dias de pista, o trem de força possui um perfil bem entusiasmado, por exemplo, a potência máxima (213 cv @ 7600 rpm) está apenas 1300 rotações acima do pico de torque (20,23 kgfm @ 6300 rpm). Ainda sobre o chassis, enfatizando sua agilidade, o fabricante afirma que o sistema de direção tem acionamento quase telepático e é muito preciso. Intermediando o contado com o solo surgem as rodas 15 pol., calçando pneus Avon CR500, que atendem bem às expectativas.
A carroçaria é feita com materiais mais leves e há fibra de carbono em várias áreas. Os bancos são tipo concha, de competição, e os cintos têm quatro pontos de fixação.
O R400 Supelight é uma evolução do R400 e C400 e sua produção começa em julho deste ano.
Especificações técnicas:
Motor – 2.0 litros DOHC 16V (em alumínio)
Potência – 213 cv @ 7600 rpm
Torque – 20,23 kgfm @ 6300 rpm
Acel. 0-96 km/h – 3,8s
Vel. máx. – 224 km/h
Entre eixos – 2225mm
Comprimento – 3100mm
Largura – 1575mm
Altura – 800mm
Altura do solo – 80mm
Peso – 525kg
Equipamentos Standard
Câmbio de 6 vel.
Defletor dianteiro
Asa dianteira em fibra de carbono
Suspensão Superlight
Freios dianteiros ventilados; pinças c/ 4 pistões
Rodas aro 15 pol. E pneus Avon CR500
Painel em fibra de carbono
Bancos concha
Cárter seco
Diferencial com deslisamento limitado
Volante MOMO
Fonte: Uol
Caterham Superlight R400
O exótico senso de humor britânico e alguns dos carros produzidos nos domínios de sua Majestade são mesmo alucinantes
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