O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu nesta quinta-feira a reapresentação de propaganda partidária do PT originalmente exibida na TV, em rede nacional, no dia 18. É a terceira vitória da oposição na Justiça Eleitoral contra peças do PT consideradas propaganda antecipada.
O ministro Ari Pargendler deferiu liminares pedidas pelo PSDB e pelo PFL. Para os partidos de oposição, os comerciais serviam para promover a figura de Lula, “notório pré-candidato à presidência da República”. Por lei, toda propaganda eleitoral é proibida antes de 5 de julho.
Pargendler afirmou, que na propaganda, “terceiros, identificados com estratos carentes da população, emitem conceitos a respeito do atual governo”. Para o ministro, ocorre um certo grau de subjetividade ao questionar se o programa é propaganda eleitoral fora da época.
O PSDB conseguiu proibir outras duas peças publiciárias do PT. No dia 12, uma liminar do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) vetou a reapresentação de anúncios do PT que atacavam o pré-candidato ao governo paulista José Serra (PSDB). No dia 17, uma liminar do TSE proibiu a circulação do Jornal da CUT (Central Única dos Trabalhadores) com ataques ao governo Geraldo Alckmin.
Folha Online
TSE proíbe mais uma propaganda partidária do PT
None
Política
Política
Política
Política
Política