A rodada desta quinta-feira selou o destino de dezesseis equipes na Copa Libertadores da América. Classificadas em seus respectivos grupos na primeira fase, elas terão pela frente, a partir de agora, os decisivos mata-matas. Entres estes clubes, cinco são brasileiros – apenas o Paulista caiu – e dois deles protagonizarão um confronto especial: pelo segundo ano consecutivo, o São Paulo encara o Palmeiras nas oitavas-de-final da competição sul-americana, com a vantagem de jogar a segunda partida em seus domínios. Goiás e Corinthians pegam clubes argentinos, enquanto o Internacional joga contra um uruguaio.
O Tricolor derrotou o Caracas, da Venezuela, nesta quinta, no estádio do Morumbi, por 2 a 0 e terminou como primeiro colocado do grupo 1, com 12 pontos. Na lista dos primeiros colocados, ficou em quarto lugar e o Verdão (vice-líder da chave 7 com nove pontos) foi o quinto melhor segundo colocado. Desta forma os dois se cruzarão na próxima fase. Em 2005, ano do tricampeonato do São Paulo, o Palmeiras perdeu os dois jogos, tanto no Parque Antarctica, quanto no Morumbi e foi eliminado.
Por sua vez, o Corinthians, que derrotou o Deportivo Cali, da Colômbia, na quarta-feira, no Pacaembu, por 3 a 0, encerrou a fase de grupo em primeiro lugar na chave 4, com 13 pontos. No primeiro desafio dos mata-matas, o Timão (terceiro melhor primeiro colocado) terá pela frente o River Plate, da Argentina, que ficou com a sexta melhor segunda colocação e jogará o primeiro confronto em casa. O clube brasileiro enfrentou o time de Buenos Aires em 2003, também nas oitavas-de-final, e foi eliminado da Libertadores mesmo tendo decidido na capital paulista.
Estreante na competição, o Goiás se classificou em primeiro lugar no grupo 3, com onze pontos, e terminou a fase inicial como quinto melhor primeiro colocado. Nas oitavas-de-final, com a chance de definir sua passagem para as quartas-de-final no estádio Serra Dourada, o clube esmeraldino pega o Estudiantes, da Argentina, quarto melhor segundo colocado, tendo conquistado 10 pontos no grupo 2.
Já o Internacional, que ficou em primeiro lugar na chave 6, com 14 pontos, conquistou a segunda melhor posição entre os líderes e briga pela classificação nas oitavas contra o Nacional, penúltimo na lista de segundo colocados, com nove pontos. O time brasileiro já enfrentou o uruguaio na primeira fase, venceu em casa por 3 a 0 e empatou em Montevidéu, por 0 a 0. Os comandados do técnico Abel Braga decidirão a parada no Beira-Rio.
Os demais cruzamentos das oitavas ficaram assim: o Vélez Sarsfield, time de melhor na campanha na Libertadores, com 16 pontos, faz um clássico argentino contra o Newell’s Old Boys, pior entre os segundos colocados, com oito pontos conquistados, e joga o segundo confronto no José Amalfitani. O Chivas Guadalajara, melhor entre os segundo colocados, com 12 pontos, pega o Independiente Santa Fé (Colômbia), que teve pior campanha (10 pontos), só que ficou em último na lista de primeiros colocados.
O Atlético Nacional, também da Colômbia, pega a Liga Deportiva Universitaria, do Equador, nas oitavas. Por fim, o Libertad, do Paraguai, será desafiado pelo Tigres, do México. O Paulista pleiteava um lugar entre esses 16 times, no entanto ficou no empate por 0 a 0, em casa, contra o El Nacional, do Equador, e terminou em último lugar no grupo 8.
Gazeta Esportiva
Copa Libertadores:Tricolor x Verdão e Timão x River na oitavas, de nov
A rodada desta quinta-feira selou o destino de dezesseis equipes na Copa Libertadores da América. Classificadas em seus respectivos grupos na primeira fase, ela
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte