Pelo que foi visto ontem em João Pessoa, as chuvas já estão chegando. E com ela vem a preocupação de todos os anos. As ruas, inclusive, as principais avenidas da capital, ficam alagadas, provocando congestionamentos e possíveis acidentes. Os transtornos aumentam em torno de 50% acidentes, devido a falta de visibilidade e aquaplanagem. No entanto, até o momento não foi registrado nenhuma gravidade.
Os deslizamentos de barreiras, em áreas de risco, é sem dúvida, a principal preocupação da Defesa Civil. De acordo com o coordenador do órgão, Manoel Duré, foram tomadas medidas preventivas para tentar minimizar os danos causados pelas fortes chuvas em João Pessoa. Entre as ações preventivas adotadas, estão: limpeza de barreiras, desobstrução de vias e galerias, monitoramento das áreas de risco e outras medidas que visam diminuir os transtornos no período de inverno.
A Defesa Civil também achou cabível e interditou e isolou vários locais que ofereciam risco à população, entre os quais se destacam: a escadaria da praia da Penha, a casa onde morou o governador João Pessoa, na Praça da Independência, o estacionamento do Edifício Santa Maria, no Altiplano Cabo Branco, além da Praça Iemanjá, na Ponta do Cabo Branco.
Segundo o coordenador, as ações diminuirão os problemas, apresentando um número bem menor de acidentes e deslizamentos em relação ao ano passado. Em João Pessoa, a prioridade de atendimento está voltada para as 14 áreas de risco, onde existem várias pessoas morando. Ele disse que as equipes estão de prontidão para eventuais riscos.
A população pode contribuir com as ações da Defesa Civil, deixando de jogar lixo nas galerias e bueiros, a fim de evitar obstrução das vias e consequentemente, os alagamentos nas ruas da capital. “É importante lembrar que as ações servem para minimizar os problemas, porque infelizmente, não tem como acabar definitivamente com eles”, finalizou o coordenador.
Valéria Sinésio
ClickPB
Defesa Civil garante monitoramento nas áreas de risco durante período
Deslizamentos de barreiras, em áreas de risco, é sem dúvida, a principal preocupação da Defesa Civil
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba