O corpo do ex-técnico da seleção brasileira, Telê Santana, 74, será enterrado às 11h de hoje no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte (MG).
Telê morreu na manhã de ontem vítima de falência múltipla dos órgãos, no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, onde estava internado desde o dia 25 de março, devido a uma infecção abdominal.
Durante a internação, Telê passou a maior parte do tempo sedado e respirando por aparelhos. Ele teve complicações na função respiratória, em virtude de uma infecção pulmonar detectada no último dia 1º.
No último dia 4, o ex-treinador foi submetido a uma traqueostomia –intervenção cirúrgica para facilitar a respiração.
Trajetória
Nascido em Itabirito (MG), Telê comandou o São Paulo quando o time foi bicampeão mundial, além de ter jogado no Fluminense, do Rio de Janeiro. Telê Santana também foi técnico da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986.
Telê comandou o time nacional na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, quando a equipe de Júnior, Zico, Sócrates, Cerezo e Falcão acabou eliminada pela Itália, após derrota por 3 a 2.
O treinador manteve seu prestígio e dirigiu a seleção no Mundial seguinte, em 1986, no México. Mas a equipe voltou a fracassar e acabou eliminada pela França, nas quartas-de-final, após perder na disputa de pênaltis.
Em 1996, o ex-treinador sofreu um derrame, o que debilitou sua saúde.
“Ele deixa para a gente as lembranças de um grande treinador. Acho que todos que tiveram o prazer de conviver com o Telê aprenderam muito com ele”, disse Júnior, lateral-esquerdo da seleção brasileira de 1982, ao Sportv.
Repercussão Internacional
O argentino Olé! produziu grande material sobre o treinador, lembrando principalmente das conquista com o São Paulo e da passagem pela Seleção Brasileira.
Na França, o L’Equipe lembra que Telê foi o treinador do Brasil na Copa de 86, quando a França, nos pênaltis, eliminou a Seleção.
A imprensa italiana também deu bastante destaque à morte de Telê.
A Gazzetta dello Sport traz reportagem sobre a vida e carreira do técnico e, claro, faz referência à partida Itália 3 x 2 Brasil, em Barcelona, na Copa de 1982.
O La Stampa diz que Telê se recuperou no São Paulo, após adquirir fama de pé-frio, depois das derrotas nas Copas de 82 e 86.
UOL-Terra
Ex-treinador Telê Santana será enterrado hoje
Imprensa internacional destaca morte de Ex-treinador da Seleção Brasileira
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte