Paraíba

Caravana da Justiça Itinerante chega nesta 2a feira a Alcantil

None

O município de Alcantil, pertencente à Comarca de Boqueirão, será a próxima parada da Justiça Itinerante em seu périplo pelo Estado, levando justiça gratuita para as populações que não têm acesso às unidades judiciais. A instalação acontecerá às 11 horas, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.

A caravana da cidadania, como é chamada a estrutura judiciária, está equipada em um ônibus com todas as condições necessárias para a realização de audiências e tramitação processual. No veículo está montado um gabinete para o juiz, uma sala de audiências e apoios para os serviços cartoriais.

A Justiça itinerante é um dos serviços mais importantes do Tribunal de Justiça da Paraíba e tem como principal objetivo suprir as necessidades da população, principalmente no que diz respeito a um atendendo mais célere e sem a burocracia comum dos processos judiciais, por isso, processa-se em ritmo de juizado, priorizando as ações de menor complexidade, a exemplo de cobranças, expedição de registros, certidões, casamentos, divórcios, investigação de paternidade, alimentos, entre outras.

Através da Justiça itinerante o Judiciário fica mais próximo do povo e essa foi a meta estabelecida pelo desembargador João Antônio de Moura, presidente do TJ, ao reiterar a importância desse trabalho em sua gestão. Somente para se ter uma idéia, nos últimos cinco meses, quase cinco mil ações já haviam sido tramitadas para a formação de novos processos, o que demonstra os bons resultados e o alcance dos objetivos que é fazer com que as pessoas que estavam excluídas tenham acesso aos serviços da Justiça.

Os trabalhos foram encerrados nesta sexta-feira em Barra de Santana. Depois de Alcantil, onde permanecerá até a sexta-feira, a Caravana seguirá para Olivedos, na comarca de Soledade, Olho D’Água e Emas na comarca de Piancó, entre os dias 08 e 12 de maio.

“O objetivo deste projeto é garantir aos usuários de todo o Estado um acesso mais rápido e fácil aos serviços judiciais e cartorários”, disse o desembargador José Di Lorenzo Serpa, durante a solenidade de abertura da itinerante em Barra de Santana, onde esteve representando o desembargador João Moura, presidente do TJ.

Fonte: TJ PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Botafogo vence Auto Esporte e segue líder do Paraibano 2025

2

Paraíba

Homem é preso e espingarda é apreendida dentro de casa em João Pessoa

3

Paraíba

Mais de 800 vagas de trabalho estão abertas no Sine em Campina Grande

4

Paraíba

TJPB realiza sessão para escolha de novos membros da Corte nesta segunda-feira

5

Paraíba

João Pessoa tem melhor saneamento básico do Nordeste