Política

Tavinho Santos critica Funjope por não lançar edital para projetos cul

“Estamos completando um ano e quatro meses de Governo Ricardo Coutinho e até agora nenhum projeto foi aprovado, simplesmente porque o edital não foi publicado”,

O vereador de João Pessoa, Tavinho Santos (PTB) deseja saber porque até agora a administração municipal não lançou o edital para a inscrição de projetos culturais de vários artistas de João Pessoa. Ele lembrou que a Prefeitura tem, por ano, no Orçamento, 1,9% para o Fundo de Incentivo à Cultura e esse dinheiro não vem sendo investido nesses projetos. “Estamos completando um ano e quatro meses de Governo Ricardo Coutinho e até agora nenhum projeto foi aprovado, simplesmente porque o edital não foi publicado”, revelou.

Tavinho destacou que desde a criação do Fundo a Cidade já tem um número considerável de produções culturais em diversas áreas, como teatro, cinema, música, além de outras atividades. “Os produtores esperam até hoje inscrever seus projetos, que serão selecionados e aprovados por uma Comissão, designada pela Prefeitura”, comentou.

Segundo o parlamentar pessoense, tal atitude gera um prejuízo de dois milhões de reais por ano que poderiam ser investidos na produção cultural da cidade. “A lei de incentivo a cultura foi uma das maiores conquistas da classe cultural e toda a produção cultural está sensivelmente prejudicada porque está à mercê desta publicação, muitos CDS, livros, exposições e apresentações estão aguardando”, desabafou.

Outra preocupação de Tavinho Santos diz respeito aos comentários na área cultural de João Pessoa, de que a prefeitura estaria realizando estudos para transformar a lei de incentivo a cultura no “Fundo Empreender de Cultura”: “Eles além de estarem jogando o dinheiro da cultura no lixo, querem emprestar ao invés de investir. É uma falta de sensibilidade tremenda”, frisou, acrescentando que tal iniciativa inviabiliza a prática cultural em João Pessoa: “Como uma pessoa que pretende lançar um bumba-meu-boi, ou uma quadrilha junina terá condições de pagar depois?”, questionou.

Por fim, Tavinho Santos solicitou junto à Funjope explicações para o descaso com a produção cultural da cidade, salientando que a cultura deve ser tratada como prioridade e que a entidade deve uma explicação à sociedade e ao parlamento de João Pessoa.

Redação ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Bolsonaro chora ao deixar esposa em aeroporto para ida à posse de Trump: “Estou triste”

2

Política

Morre, aos 91 anos, ex-deputado federal paraibano Evaldo Gonçalves

3

Política

Assessor do Governo Lula diz esperar melhor relação com Câmara com Hugo Motta na presidência da Casa: “estamos esperançosos”

4

Política

Moraes rejeita recurso e mantém decisão que impediu Bolsonaro de ir aos EUA

5

Política

Após incômodo de Adriano Galdino com fala de João Azevêdo, Felipe Leitão revela diálogo e diz que “está tudo resolvido”