O Projeto da Coluna Prestes na Paraíba, que contempla 13 municípios do Sertão paraibano e teve os estudos topológicos das áreas patrocinadas pelo Projeto Cooperar, está sendo apresentado às comunidades integrantes que, agora, terão como efetivar sua implantação, se tornando um atrativo turístico. Na quinta-feira (27), a coordenadora do Cooperar, Sônia Germano, presidirá a última reunião em Princesa Isabel.
Foram meses de estudos, levantamentos históricos, análises de dados, visitas aos locais por onde a Coluna Prestes passou, concluindo com a montagem do Projeto que ajudará na implantação das trilhas para o desenvolvimento do turismo local.
Foram realizados seminários em Coremas, em Pombal e em Uiraúna, com a participação dos prefeitos das cidades beneficiadas. Nesses encontros são apresentadas a importância e a valorização histórico-cultural para desenvolver o turismo regional.
Sonia Germano informou que foi a partir de Piancó que surgiu a idéia de se reestrurar a presença da Coluna Prestes na Paraíba, que passará a integrar o projeto de interiorização do turismo defendido pelo governador Cássio Cunha Lima.
“Feita a demarcação topológica, agora esse projeto está sendo apresentado nas cidades, reunindo prefeitos e lideranças de cada municípios, para que avaliem a possibilidade de usar isso como turismo histórico e cultural”, afirmou.
Nas reuniões são feitas avaliações e discutido como usar o projeto como alternativa de geração de oportunidades com a exploração da atividade turística. Também participam do projeto, a Casa da Cultura de Pianco, o Instituto da Holos e o Sebrae.
Quando estiver plenamente em funcionamento, as trilhas deverão atrair a presença de turistas a partir de sua diversificada culinária, clima da região e sua cultura.
Fonte: Secom PB
Cooperar apresenta projeto Trilha da Coluna Prestes na Paraíba
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba