A barragem do açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, não apresenta nenhum risco para a população. A afirmação é do diretor geral da Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba, (AESA), Sérgio Góis, que se encontra em Fortaleza participando do Fórum de Secretários de Recursos Hídricos do Nordeste.
Góis informou que o açude, que abastece o município de Cajazeiras e outras localidades da região, tem capacidade para 253 milhões de metros cúbicos de água e está com uma capacidade jamais alcançada, em torno de 207 milhões de metros cúbicos.
Na manhã desta segunda-feira, disse Sérgio Góis, técnicos da Aesa e do Dnocs se reuniram mais uma vez para discutir a questão do Engenheiro Ávidos e constataram que não existe qualquer risco para a população ribeirinha. “Qualquer outro tipo de informação ou divulgação é puro desconhecimento do que está acontecendo ou mesmo irresponsabilidade”, afirmou Góis.
Sérgio Góis disse que não há condições de fazer qualquer tipo de intervenção no maciço da barragem no período de chuva, mas os técnicos da Aesa e do Dnocs continuam fazendo diagnóstico constante do local. Está havendo monitoramento do volume da barragem para que não haja inundação das populações ribeirinhas.
Para mostrar que não existe nenhum risco de rompimento da Barragem do Açude Engenheiro Ávidos, o Dnocs mandou um consultor ao local ficando constatado mais uma vez que tudo está normal.
Fonte: Secom PB