Profissionais de todo o país envolvidos na Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS) se reúnem em Florianópolis de quarta-feira (26) a sexta-feira (28) para o I Seminário de Humanização da Gestão e Atenção à Saúde da Região Sul – HumanizaSUL. Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento tem entre os principais objetivos fortalecer as redes de produção e ampliar as parcerias com centros formadores.
A abertura oficial do Seminário será nessa quarta-feira, às 19h30, com a participação do Secretário de Atenção à Saúde (SAS), José Gomes Temporão, e do Coordenador Nacional da PNH, Adail de Almeida Rollo. Também participam do evento 350 pessoas envolvidas com a PNH, como gestores e trabalhadores da saúde, representantes de comitês, conselhos de saúde, integrantes de Grupos de Trabalho de Humanização (GTHs) do QualiSUS, instituições de formação e de pesquisa, coordenadores e dirigentes da PNH e o Conselho de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (COSEMS).
Os destaques da programação do Seminário são os debates, as conferências, as rodas de conversações e as oficinas. O evento elaborará novas propostas e planos de trabalho para a completa implantação da PNH na região Sul.
HumanizaSUS – O HumanizaSUS é a Política Nacional de Humanização da Atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Criada em 2003, tem como proposta a implantação de uma nova relação entre usuários do SUS, os profissionais de saúde e a comunidade.
Presente em todos os estados, a PNH estabelece critérios para o atendimento no serviço público de saúde e sugere a adesão de todos os Hospitais Universitários e serviços de urgência e emergência.
As principais ações que consolidam a proposta de humanização do SUS são: redução de filas e do tempo de espera, com atendimento ampliado e resolutivo, baseado em critérios de risco; acesso ilimitado do usuário a informações; direito do paciente a ter acompanhamento de pessoas da sua rede social (família, vizinhos, amigos), de livre escolha; e gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente dos trabalhadores.
Graças à parceria com várias instituições e movimentos, diversos estados, municípios e serviços de saúde do Brasil vêm incorporando, com bons resultados, práticas de humanização nas ações de atenção e gestão.
Fonte: Agência Saúde
HumanizaSUS é destaque em SC
Profissionais de todo o país envolvidos na Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS) se reúnem em Florianópolis de quarta-feira (26
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde