Mundo

Rússia lança hoje satélite israelense que pode espionar Irã

None

A Rússia lançará hoje um foguete Star-1 para pôr em órbita o satélite de observação israelense EROS-B, que pode desenvolver atividades de espionagem, informou a Roscosmos, a agência espacial russa.

O lançamento do Star-1, que ocorre em um momento em que Israel está profundamente preocupado com o programa nuclear do Irã, está marcado para as 20h47 (13h47 de Brasília) da base de Svobodni, na região de Amursk, extremo leste russo, disse um porta-voz da Roscosmos à agência “Itar-Tass”.

O foguete Star-1, uma versão modificada do míssil balístico intercontinental RS 12M Topol, decolará de uma plataforma móvel.

De acordo com o programa de vôo, o foguete russo colocará o EROS-B (Earth Resources Observation Satellite) em uma órbita de 600 quilômetros de altura, sincrônica com o Sol.

Segundo a Roscomos, o EROS-B tem dez anos de vida útil.

Desenhado pela empresa Israel Aircraft Industries, o EROS-B, como seu antecessor, o EROS-A, é fabricado a partir dos satélites espiões da série Ofeq, pertencentes ao Ministério da Defesa israelense.

Os dois satélites pertencem à empresa israelense ImageSat International, dedicada à venda a Governos e instituições internacionais de imagens de alta resolução feitas a partir do espaço com aplicações de segurança nacional.

O EROS-A foi posto em órbita em dezembro de 2000 por outro foguete Star-1 lançado da base de Svobodni, que depois do lançamento de hoje pode deixar de funcionar definitivamente por falta de recursos, segundo fontes militares russas.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá presença de deputado paraibano e mais 20 políticos brasileiros

2

Mundo

Mais forte, Trump retorna hoje à presidência dos EUA e promete nova ordem global; saiba como será a posse

3

Mundo

Papa pede que acordo de cessar-fogo em Gaza seja respeitado

4

Mundo

Trump lança criptomoeda pouco antes da posse e valor dispara; veja

5

Mundo

Luana Silva bate japonesa e fatura título do Mundial Júnior de Surfe