Brasil

Mulheres sem-terra querem investigar denúncias

None

Uma comitiva de aproximadamente 100 mulheres sem-terra acampadas em Coqueiros do Sul, no Rio Grande do Sul, irá hoje à Promotoria de Justiça de Carazinho (RS) exigir a apuração sobre as origens das denúncias do ex-acampado Cleomar Pereira da Silva. Ele afirma que foi ameaçado de morte porque não queria participar de uma invasão e que há violência sexual, além de drogas e armas no acampamento. As mulheres também vão entregar um abaixo assinado repudiando as denúncias e pedindo providências da Justiça.

“São denúncias que atentam violentamente contra a nossa moral e a inocência de nossos filhos e filhas. Acreditamos que tenham sido arquitetadas por terceiros e que o ex-acampado esteja sendo manipulado, para que as faça a fim de desmoralizar a nós mulheres e à nossa causa”, afirmam as mulheres no abaixo-assinado que será entregue.

No dia 14 de abril, um ex-acampado, que teria sido expulso do acampamento por problemas de alcoolismo e de comportamento, além de ter agredido a família, fez denúncias, segundo elas, não comprovadas contra as famílias sem-terra que estão em Coqueiros do Sul. “De tanto ouvir a repetição destes fatos, mesmo sem nos conhecerem, as pessoas passam a acreditar que são verdadeiros”, dizem as mulheres na denúncia que será encaminhada à Promotoria.

Além disso, as mulheres vão entregar denúncia de violação aos direitos humanos cometidos pela Polícia Militar na ação de desocupação da fazenda Guerra, no dia 11 de março e nos dias seguintes. Como prova material entregam cópia de uma filmagem feita por acampados, mostrando a queima de alimentos, a noite de tortura em que as famílias foram submetidas a intensos barulhos. Denúncia semelhante já foi protocolada na Promotoria de Justiça do Estado há mais de um mês pela Comissão Pastoral da Terra mas ainda não teve resultado.


Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá presença de deputado paraibano e mais 20 políticos brasileiros

2

Brasil

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio sobe para R$ 7 milhões; veja as dezenas

3

Brasil

Menina sobrevivente de acidente de helicóptero deve ter alta em dia do enterro da mãe

4

Brasil

Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres

5

Brasil

Caiado lança pré-campanha em março e convida Gusttavo Lima para viagens