O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, alfinetou hoje o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e disse que ele deveria ser o candidato tucano à Presidência da República. Segundo ele, o ex-governador Geraldo Alckmin é “um candidato respeitável”, mas FHC representa melhor a oposição contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele também ironizou a justificativa dada por FHC de que não sairia candidato porque está velho. “Ele não está velho. Está é muito sadio até pela agressividade que tem demonstrado [nas críticas ao presidente Lula e ao governo]”, disse ele hoje depois de participar da abertura da 9º Marcha em Defesa dos Municípios hoje em Brasília.
Ao mesmo tempo, Tarso sinalizou que o presidente Lula deve confirmar sua candidatura à reeleição. “Na minha opinião, ele tende a ser candidato.”
No entanto, Tarso afirmou que o presidente ainda não anunciou essa decisão. “O presidente ainda não avaliou profundamente a sua decisão de ser ou não candidato. O momento de tomar essa decisão pede muito amadurecimento. [A candidatura] implica em algumas relações institucionais, em determinados comportamentos.”
Segundo ele, o anúncio da candidatura de Lula à reeleição poderia complicar ainda mais as relações entre o Executivo e o Legislativo, prejudicando as votações de interesse do país na Câmara e no Senado. “Isso poderia ser prejudicado se o presidente declarar sua vontade, se for candidato.”
Fonte: Folha online
Tarso alfineta FHC e diz que Lula “tende” a ser candidato
None
Política
Política
Política
Política
Política