A Justiça belga anunciou nesta terça-feira a prisão de um adolescente polonês envolvido no assassinato de Joe Van Holsbeeck, apunhalado na estação de Bruxelas ao tentar impedir que o agressor roubasse o seu aparelho de MP3 – um episódio que causou comoção na Bélgica e motivou a retomada do debate sobre a imigração neste país.
O jovem polonês, de 16 anos, foi detido na segunda-feira à noite na casa de seus pais na capital, Bruxelas – cenário um dia antes de uma “marcha silenciosa” que reuniu cerca de 80.000 pessoas.
Esta mobilização confirmou a comoção provocada pelo crime cometido no dia 12 de abril na estação central de Bruxelas numa hora de grande movimento.
O detido não desferiu as punhaladas que causaram a morte de Joe. Ele foi responsabilizado por ter mantido afastado o amigo que acompanhava o jovem belga assassinato enquanto um cúmplice – também polonês segundo a Polícia federal – roubava o aparelho de MP3 do adolescente antes de matá-lo, informaram fontes policiais.
O autor do crime, “que estava de passagem por Bruxelas”, se refugiou na Polônia, informou à Polícia o jovem preso.
A seis meses das eleições comunitárias e a um ano das legislativas, o crime reacendeu o debate sobre imigração e segurança no país, e poderá favorecer o crescimento do partido flamenco de extrema-direita Vlaams Belang, de discurso xénofobo.
Terra
Preso jovem que assassinou por causa de um MP3
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo