O secretário de Saúde do Governo do Estado, Geraldo Almeida, abre às 8h30 desta quarta-feira (26), no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa, o “Projeto de Formação do Profissional de Odontologia em DST/HIV/Aids”. A Secretaria, através do Programa Estadual DST/AIDS, vem investindo na capacitação de profissionais de diversas áreas para atendimento a pessoas portadoras do vírus HIV ou dos doentes de aids.
Um dos setores mais fragilizados neste sentido é o atendimento odontológico aos pacientes com aids. Com base nesta realidade o Programa DST/AIDS, com o apoio do Núcleo de Odontologia Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde e o aval do Ministério da Saúde, iniciou em 2005 a capacitação de profissionais da área de saúde bucal (conhecimento teórico) nas cidades pólo. O objetivo é que os dentistas sejam multiplicadores de informação junto aos seus colegas do município onde atuam e de municípios vizinhos.
Nesta quarta-feira (26), terá início a segunda etapa da capacitação, agora com treinamento prático dos dentistas e assistentes. O treinamento envolverá 30 dentistas de vários municípios que atenderão a pacientes do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa nos dias 26, 27 e 28 de abril.
Participam do curso dentistas de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Itabaiana, Bananeiras, Monteiro, Pombal, Cajazeiras e Patos.
Segundo o médico Ranulfo Cardoso, coordenador do programa, a idéia é criar uma rede estadual que amplie o atendimento, o acolhimento das pessoas portadoras do HIV e doentes de aids nos serviços de saúde bucal, pois o preconceito ainda é grande por parte de profissionais da área de odontologia.
Ranulfo destaca que qualquer pessoa que se dirija a um consultório dentário deve receber os cuidados de biossegurança, que são universais para todas as pessoas, independente de ser portador de HIV ou de outra infecção.
Ele alerta que outras infecções são muito mais fáceis de se transmitir num consultório odontológico e citou o exemplo da hepatite, uma doença gravíssima que sem as normas de biossegurança coloca-se em risco tanto os pacientes quanto os dentistas.
Fonte: Secom PB
Saúde vai capacitar profissionais de Odontologia em DST/HIV/Aids
None
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde