Política

Presidente da CTI destaca ação do governador Cássio no incremento ao t

None

O presidente da CTI-NE (Comissão Integrada do Turismo do Nordeste) e secretário de Turismo do Ceará, Allan Aguiar, destacou, nesta terça-feira (25), o trabalho que o Governo da Paraíba vem realizando no desenvolvimento do turismo do Estado, através da PBTUR. “A Paraíba tem feito um trabalho elogiável e que tem sido enaltecido pelo Ministério do Turismo, Embratur e Infraero”, disse o secretário.

Allan Aguiar disse que os dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) sobre a movimentação de embarques e desembarques no aeroporto internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, são extraordinários, acima de média nacional. Enquanto que a média de crescimento nacional atinge os 16%, a Paraíba está chegando a picos acima de 40%.

O presidente da Comissão destacou que a Paraíba vem realizando o dever de casa de forma inteligente, confirmando a tese de que a propaganda é a alma do negócio. “Vejo a Paraíba praticamente em todos os eventos, divulgando seus roteiros e potencial para investimentos”, afirmou Allan Aguiar, que fez referência à presença do governador Cássio Cunha Lima durante uma palestra para investidores portugueses, no Porto.

Na opinião do presidente da CTI-NE, a Paraíba está entrando no turismo “numa velocidade enorme”, assim como a própria região nordestina. De acordo com ele, a cada 10 pacotes turísticos vendidos no Brasil, seis têm como destino o Nordeste. Nesse contexto, disse o secretário, a Paraíba é “a grande galinha dos ovos de ouro”, mas que ainda precisa trabalhar em algumas questões como a construção de um centro de convenções. “É um equipamento imprescindível para movimentar o turismo na baixa estação”, disse.

“Nordeste precisa sair do amadorismo”

Durante toda a terça-feira, uma comissão da CTI-NE esteve em João Pessoa analisando diversos aspectos do receptivo da “porta de entrada” dos turistas na Paraíba. De acordo com o presidente da CTI-NE, Allan Aguiar, o turismo brasileiro, em especial o nordestino, precisa sair do amadorismo, buscando mais profissionalismo no sentido de atender a grande demanda de turistas oriundos principalmente do exterior.

Preocupada com essa demanda, a CTI-NE está percorrendo todas as capitais nordestinas para fazer um diagnóstico do que está sendo oferecido. Estão sendo avaliados aspectos como gestão pública, segurança, atendimento, tratamento ao portador de deficiência, hospedagem, existência de grandes bandeiras hoteleiras, gastronomia, divertimento, lazer entre outros fatores.

O resultado desse diagnóstico deverá ser discutido num prazo de até 15 dias pelos integrantes da CTI-NE, formada por secretários de Turismo dos Estados e capitais, quando será fechado um documento conclusivo que será entregue aos prefeitos e aos governadores dos nove Estados. “A ficha de que o Turismo é a redenção do Nordeste ainda não caiu para muitos gestores”, advertiu Allan Aguiar.

O presidente da CTI-NE revelou que os números da chegada de turistas estrangeiros ao Nordeste são impressionantes, tanto no turismo de lazer como para investir na região. Allan Aguiar disse que há 10 anos o Rio de Janeiro recebia até 77% dos turistas vindos do exterior. Atualmente, o Estado vem recebendo 32% desse contingente, que tem descoberto o Nordeste e seus encantos. “Nunca o Nordeste cresceu tanto como hoje”, disse o secretário.

O presidente da CTI-NE esteve reunido com a presidente da PBTUR, Cléa Cordeiro Rodrigues, o secretário executivo de Turismo do Estado, Gilberto Oliveira, além do diretor de Marketing da PBTUR, Iramirton Moura. Cléa Cordeiro destacou a ação do Governo no setor turístico, reafirmando o compromisso do governador de priorizar essa área. De cada cinco passageiros que desembarcam no Castro Pinto, um emprego é criado.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em reunião ministerial, Lula diz que ministros não vão poder ‘fazer portaria’ sem passar pela Casa Civil

2

Política

Vice-prefeita de Itatuba renuncia ao cargo e diz se sentir excluída: “em nenhum momento fui consultada para decisões cruciais”

3

Política

“Um retrocesso”, avalia presidente do PT da Paraíba sobre a posse de Trump para política americana

4

Política

Jackson Macêdo faz crítica ao PT e diz que partido precisa se renovar e entrar no mundo digital

5

Política

Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá presença de deputado paraibano e mais 20 políticos brasileiros