O projeto Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça já está instalado no município de Alcantil, na comarca de Boqueirão,(a 200 km da Capital), onde fica até a próxima sexta-feira(28), oferecendo gratuitamente todos os serviços jurisdicionais. A solenidade de instalação foi presidida pelo desembargador Júlio Paulo Neto, vice-presidente do TJ, que esteve acompanhado também pelos desembargadores José Di Lorenzo Serpa e Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti. O prefeito de Alcantil, Milton Rodrigues prestigiou a solenidade ao lado da juíza coordenadora da Justiça Itinerante, Giovana Leite Lisboa e do juiz Aluízio Bezerra Filho.
Alcantil tem aproximadamente cinco mil habitantes e é o 17o município beneficiado pelo TJ dentro do projeto Justiça Itinerante, na administração do desembargador João Antônio de Moura. Na próxima semana a caravana da cidadania vai estar em Olivedos, comarca de Soledade.
“A prioridade do Tribunal é levar a Justiça para todos os paraibanos em municípios que não são sede de comarca. Este ato de cidadania já foi demonstrado com sucesso em vários municípios paraibanos. Agora, Alcantil recebe a Justiça Itinerante, onde os jurisdicionados terão a oportunidade de resolver seus problemas de forma rápida e gratuita”, ressaltou Júlio Paulo Neto, logo depois que assinou o convênio ao lado do prefeito, Milton Rodrigues.
A expectativa da coordenadora da caravana da Justiça é que cerca de 200 processos tramitem no cartório ambulante até sexta-feira, quando acontece o casamento comunitário. “É importante frisar que o apoio do Poder Executivo municipal, no que diz respeito ao transporte dos moradores, é de fundamental importância para o desenrolar das soluções litigiosas da localidade visitada”, disse Giovana Leite Lisboa.
Na semana passada, o ônibus da Justiça Itinerante esteve na cidade de Barra de Santana. Lá a equipe tramitou 256 processos, sendo feitas 220 audiências, sentenciados 209 processos e realizados 27 casamentos. Durante a gestão do desembargador João Antônio de Moura, durante 17 semanas de trabalho, a Itinerante contabilizou 5.275 novas ações, realizou 4.189 audiências, prolatou 4.053 sentenças, como também 1.160 casamentos e 1.827 pedidos de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Fonte: Secom PB
Júlio Paulo Neto instala Justiça itinerante em Alcantil
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba