Paraíba

Empresa de ônibus realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes

None

Operadores de trânsito e funcionários de todos os departamentos da empresa de transporte urbano Mandacaruense têm esta semana uma jornada diferente rumo ao conhecimento. É que teve início ontem (25) a VI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da empresa. O evento, que será encerrado na próxima sexta-feira (28), acontece na sede da Mandacaruense, em Mandacaru e inclui diversas atividades. A palestra que abriu o evento foi sobre “Poluição Sonora”, proferida pelo engenheiro da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Iure Amaral Rolim.

Na programação estão palestras educativas e uma inspeção de segurança. Nesta quarta-feira (26) duas profissionais do Núcleo de DST/Aids Teixeira de Vasconcelos (da Torre, na Capital), Ângela Borges Vilarim e Bernadete Sobral, farão uma palestra sobre o tema “DST/Aids”. Amanhã (27), o tema a ser ministrado será “A Linguagem dos Sinais”, sob a responsabilidade da funcionária da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Josineide Castro Lima. As palestras acontecem duas vezes ao dia, sendo uma de manhã e outra à tarde, para contemplar todos os departamentos da empresa. Cada uma tem um público formado, em média, por 80 pessoas.

“Procuramos discutir questões importantes para o esclarecimento dos funcionários que redundará em segurança para todos”, avaliou o técnico de segurança do trabalho da Mandacaruense, Divson Delgado Carvalho. Segundo ele, os temas foram escolhidos durante as reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que acontecem uma vez por mês na Mandacaruense. Na verdade, prosseguiu, “o objetivo central está focado na observação de sinais para a prevenção de acidentes”.

Relacionado diretamente a este ponto destacado por Divison Carvalho está a ação que encerra a VI Sipat Mandacaruense: a inspeção de segurança, que ocorrerá na sexta-feira (28). Esta será realizada pelos membros da Cipa, que percorrerão as instalações da empresa com a finalidade de verificar as condições de uso e apontar as melhorias que devem ser implementadas para o bem-estar e segurança física dos funcionários da Mandacaruense.

A Sipat tem a meta de integrar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância de conservar e proteger a saúde e a integridade física dos mesmos. As empresas devem anualmente, de acordo com a NR 5 da portaria 3214/78, promoverem a Sipat, desenvolvendo palestras, tendo temas voltados para segurança e saúde do trabalhador.

CIPA & SIPAT

Atos Inseguros; Condições Inseguras no ambiente de trabalho; Princípios de Combate a Incêndio; O que é Mapa de Riscos?; AIDS Doenças Sexualmente Transmissíveis; Noções Básicas de Primeiros Socorros; O que você deve saber sobre Toxicologia?; Princípios Básicos de Segurança; Ergonomia no ambiente de trabalho; Stress; Alcoolismo; Tabagismo; Drogas e Prevenção de Acidentes são alguns dos assuntos mais recorrentes das Sipat’s. Já a Cipa, foi originada durante o governo do presidente Getúlio Vargas, em 1944. Coube a ela o mérito pelos primeiros passos decisivos para a implantação da prevenção de acidentes do trabalho no Brasil.

Fonte:

News – Assessoria & Comunicação

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Juíza Lilian Cananéa é eleita para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba

2

Paraíba

Vice-prefeita de Itatuba renuncia ao cargo e diz se sentir excluída: “em nenhum momento fui consultada para decisões cruciais”

3

Paraíba

João Alves afirma que rebelião em presídio de Catolé do Rocha está sendo apurada e atribui conflito a guerra entre facções

4

Paraíba

Queiroga diz que Trump representa “interferências positivas” e prevê melhora em políticas para saúde

5

Paraíba

João Azevêdo anuncia reajuste acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão para servidores