O jornal argentino “Clarín” afirma que a cúpula desta quarta-feira entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder argentino, Néstor Kirchner, em São Paulo visa discutir “como evitar que o Mercosul perca seu rumo”.
Segundo o jornal, os riscos enfrentados pelo Mercosul se devem à crise vivida entre Argentina e Uruguai, devido à construção de fábricas de papel no Uruguai, projeto que conta com a oposição argentina.
O Uruguai alega que os investimentos representados pelas fábricas seriam os maiores já feitos no país, mas a Argentina se opõe à construção às margens do rio Uruguai, que separa os dois países, alegando risco ecológico.
De acordo com o jornal argentino, ainda que nem Argentina nem Brasil admitam que o tópico será o assunto central da reunião, fontes ouvidas pelo “Clarín” em Brasília disseram que “Lula está disposto a introduzir o tema de forma diplomática”.
O diário frisa que o líder brasileiro manteve “contatos informais” com a presidente da Finlândia –um dos países que está investindo nas fábricas no Uruguai– para tentar contornar a crise.
Mas o jornal acrescenta que em Brasília “há medo que se caminhe para um beco sem saída, com a deterioração definitiva das relações entre Montevidéu e Buenos Aires”.
Fonte: Folha Online