O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial está sendo marcado em Pernambuco por uma campanha de alerta sobre medidas preventivas para evitar a doença. Além de distribuir panfletos informativos sobre a importância dos exercícios e da alimentação saudável, a Secretaria Estadual de Saúde disponibiliza teste de aferição de pressão e glicemia para as pessoas que passam pela Estação Central do Metrô, na capital.
Em Pernambuco, 764 mil pessoas com mais de 40 anos são hipertensas. De acordo com Simone Leal, gerente de Atenção a Doenças Crônicas Degenerativas, todos os indivíduos devem aferir a pressão pelo menos uma vez ao ano. A enfermidade não apresenta sintomas. No entanto, a doença está associada a 80% dos acidentes vasculares cerebrais e é responsável por 70% das mortes de indivíduos de 30 a 59 anos no estado.
O cardiologista, Hilton Chaves, lembra também que os cuidados devem começar na infância. “Desde cedo, é preciso evitar comidas muito calóricas, que engordam, e reduzir a ingestão de sal na alimentação”, destaca.
Agência Brasil
Campanha contra hipertensão é feita em Pernambuco
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil