Campina Grande será sede do I Encontro Nacional de Produção de Caprinos e Ovinos – Encapri. Um evento dirigido a produtores, pesquisadores, professores, técnicos, estudantes e interessados pela caprinovinocultura que irão discutir, de 29 de maio a 03 de junho, no Centro de Convenções Raymundo Asfora do Garden Hotel, o nível de produtividade, de gerenciamento e de articulação dos diversos segmentos da cadeia produtiva.
“Mesmo o setor tendo assumido um importante papel no contexto do agronegócio brasileiro, ainda é preciso discutir temas e propostas que possibilitem novos conhecimentos e tecnologias de produção de negócios e gestão em todo o país”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Felipe Adelino.
Já o diretor do Instituto do Semi-Árido, Manuelito Dantas Vilar, informou que é importante que se discutam temas como este, visto que a atividade é de fundamental importância sócio-econômica para o semi-árido, pois representa alternativa de oferta acessível de carne, leite e derivados a todas as classes sociais, principalmente as mais baixas.
A caprinovinocultura tornou-se para o semi-árido nordestino uma forma de desenvolvimento e fixação do homem, visto que apresenta alternativas econômicas quando gera emprego e renda.
O Encapri contará com a participação de palestrantes do Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Paraíba e Piauí, que irão debater temas como: Manejo e Aleitamento Artificial de Cabritos, Alternativas de Produção e Conservação Estratégica de Forragem no Semi-árido Nordestino e O Papel da Caprinovinocultura como Instrumento de Inclusão Social.
Segundo o coordenador do evento, Wandrick Hauss, estão sendo esperados cerca de 500 participantes. “Esse público será composto de técnicos, empresários e produtores para discutir os principais gargalos do agronegócio da caprinovinocultura brasileira”, destacou.
Além das palestras e debates serão realizadas feiras de insumos, serviços e produtos para caprinos, máquinas e equipamentos, novas tecnologias, genética, calçados e acessórios, além de processamento industrial. Na programação do evento haverá o lançamento de livros, leilões, como também dois festivais: um de queijos regionais e derivados do leite caprino e ovino, e o segundo, será o gastronômico do cabrito e do cordeiro.
O evento será realizado pelo Governo do Estado, Instituto do Semi-Árido, Arco e Sebrae. Mais informações e inscrições no site: www.encapri.com.br ou pelo telefone: (83) 3341.0058.
Fonte: Secom PB
Adeptos e interessados na caprinovinocultura terão encontro marcado em
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba