Nos próximos dias 28 e 29 de abril a Paraíba estará realizando o Seminário Memória Camponesa, quando ex-lideranças daquele movimento, jornalistas, médicos, professores, sindicalistas e estudantes falarão sobre os episódios que marcaram a luta entre camponeses e latifundiários em solo paraibano antes do golpe de 1964.
O início dos trabalhos se dará na parte da manhã da próxima sexta-feira, às 9 horas, com o debate “As ligas Camponesas em Sapé e na Paraíba”, quando Assis Lemos, ex-deputado estadual; Elizabeth Teixeira, ex-líder camponesa; Neide Araújo (filha de Fazendeiro) e Marina Dias Virgínio (irmã de Nego Fuba).
Na parte da tarde da sexta-feira, ás 14 horas, ocorrerá à exposição sobre “Atuação dos Advogados, Intelectuais, Estudantes e Imprensa”, com as palestras de Ofélia Amorim, advogada das ligas na Paraíba; Adalberto Barreto, ex- presidente da Associação Paraibana de Imprensa na década de 60; Gonzaga Rodrigues, Jornalista; Antonio Augusto Arroxelas, ex-presidente da União Estadual dos Estudantes – Bloco estudantil, operário e camponês; e Iza Guerra Labell, ex-coordenadora da Campanha de Educação de Educação Popular (Ceplar). Para terminar a sexta-feira, às 16 horas, acontecerá o debate “As ligas camponesas em Guarabira e Mamanguape”, com as palestras de Dona Maria do Carmo de Aquino, secretária da Federação das Ligas Camponesas da Paraíba; Antônio Francisco de Carvalho, liga camponesa; Manoel Marinho da Silva (Carrasco), liga de Guarabira; José Arnóbio Santos e Glória Celestino de Silva, da liga camponesa de Mamanguape.
O tema do sábado pela manhã, às 8:30 horas, será “Médicos, Partidos Políticos, Sindicatos e as Ligas Camponesas”, com exposições de Malaquias B. Filho, médico do SAMDU; Geraldo Camilo, ex-prefeito de Mulungu, Luis Hugo Gumarães, ex-presidente do CGT, e do ex-deputado estadual Agassiz Almeida. Às 10 horas, Antônio Dantas, ex-líder do Grupo de Julião na Paraíba e fundador da Santa Rita, Manoel Dantas e Severino Porfírio, ambos da liga de Cruz de Espírito Santo, discorrerão sobre o tema “As ligas camponesas de Santa Rita e Espírito Santo”
O debate “As ligas de Alhandra, Lagoa Seca e Campina Grande”, que será realizado às 14 horas de sábado, ficará por conta do ex deputado estadual Langstein Almeida, os ex-líderes da Liga de Alhandra Elias Quirino e José, e Celestino Pereira da Silva, fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campina Grande.
Encerrando o Seminário Memória Camponesa, o tema “A ação do Estado nas Ligas Camponesas” será exposto pelo ex-chefe de polícia do governo do Estado, Chico Maria, que denunciou os assassinos e mandantes do líder camponês João Pedro Teixeira, e por Hermillo Ximenes, que foi juiz de Rio Tinto e teve a coragem baixar uma portaria desarmando latifundiários e camponeses.
A coordenação do Seminário Memória Camponesa é composta por Waldir Porfírio, da Associação Paraibana de Imprensa, e dos professores Marilda Menezes, do Grupo Memória – Centro de Humanidades/UFCG, Belarmino Mariano Neto (UEPB – CH/Guarabira), Genaro Ieno, (Psicologia – UFPB), Ivan Targino e Emilia R. Moreira (PPGE –UFPB).
Seminário repõe memória das Ligas Camponesas na Paraíba
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba