Política

Lula diz não ter pressa para lançar candidatura

None

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quarta-feira que não tem pressa para anunciar se será candidato à reeleição, fez elogios ao ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e destacou que a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa é um assunto que só interessa à imprensa.

O presidente quebrou um jejum de entrevistas e conversou longamente com a imprensa no lançamento do livro do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) “Brasil: Primeiro Tempo – Análise Comparativa do Governo Lula”.

O presidente descartou anunciar sua candidatura no encontro nacional do PT neste final de semana, em São Paulo. “Quem tem pressa de lançar candidato na história do Brasil é a oposição. Quem é situação não tem que ter pressa. Meu tempo não é o dos outros”, afirmou.

Lula justificou que se antecipar a candidatura será cobrado pela oposição a ficar “preso no gabinete das 8h às 10h da noite”. “Temos dois meses pela frente. Nós temos muitas obras para inaugurar, muita coisa para fazer. Se eu disser que sou candidato, eu não posso fazer isso, vão dizer que é campanha. Eu quero ter liberdade para poder fazer as coisas”, disse.

Aliança

O presidente –que vem sendo pressionado a lançar sua candidatura por prefeitos do PT– observou que todos os partidos enfrentam problemas internos e citou PMDB e PSDB como exemplos. “Quando eu vejo a situação do [Geraldo] Alckmin [candidato do PSDB ao Planalto] e do Renan [Calheiros, presidente do Senado], vejo como o PT é tranqüilo. Antigamente diziam que só o PT brigava.”

Alckmin enfrenta dificuldades para concretizar a aliança com o PFL devido a divergências em oito Estados e Renan Calheiros é uma das vozes contrárias à candidatura própria do PMDB.

Sobre as alianças para as eleições presidenciais, o presidente se esquivou. Afirmou que esse é um assunto de responsabilidade do partido e que segue as orientações da direção nacional.

Palocci

Lula saiu em defesa do ex-ministro Antonio Palocci, acusado pela Polícia Federal de mandar violar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Segundo o presidente, a política implementada por Palocci hoje é elogiada. “Ouvi comentários de que a inflação está sendo controlada”, contou.

Para o presidente, o crime contra o caseiro não interessa à sociedade. “Ando o dia com milhares de pessoas e nunca me perguntaram sobre isso”, afirmou. Para complementar: “A Polícia Federal e a CPI estão investigando. Não dou opinião”.


 


Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Arimatéia França defende formação de uma candidatura única na disputa para presidência do PT da Paraíba

2

Política

Cida Ramos afirma que vai disputar presidência estadual do PT e critica filiados que tentam tumultuar o processo interno

3

Política

Marcos Túlio anuncia candidatura à presidência do PT da Paraíba: “Fazer esse debate com a sociedade”

4

Política

Chico Mendes diz que candidatura de Cícero Lucena a governador é legítima, mas destaca outros nomes com potencial para disputa

5

Política

Arimatéia França, Cida Ramos e Túlio Campos são pré-candidatos à presidência do PT da Paraíba